Anúncios

Edição Atual

v. 30 n. 1 (2024)
					Visualizar v. 30 n. 1 (2024)
Publicado: 2024-06-30

Edição completa

Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM “PERIFERIAS”: ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BEIRAS, BORDAS E FRONTEIRAS

  • "Muito tiro" ensinando histórias da democracia na periferia

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p011-036
    Bruno Belloc Nunes Schlatter, Carlos Eduardo Barzotto, Caroline Pacievitch, Gabriela Schneider, Meri Emeli Alves Machado
    011-036
  • Corpos periféricos no ensino de história onde estão as pessoas LGBTQIA+?

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p037-056
    Marta Gouveia de Oliveira Rovai
    037-056
  • Ensinar história na favela a Maré em três tempos

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p057-080
    Luisa da Fonseca Tavares, Emanuelle Tavares Barreto dos Reis
    057-080
  • Escrita-ensino da história uma abordagem amefricana da Revolução Haitiana

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p081-109
    Gabrielle de Souza Oliveira, Madalena Klein
    081-109
  • Rompendo os muros da colonialidade a literatura africana como ferramenta para o ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p110-133
    Tathiana Cassiano
    110-133
  • “Estrangeiros no próprio território” re(es)crevendo a história do Tabuleiro dos Negros através da educação histórica e decolonial

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p134-158
    Carlos Rochester Ferreira de Lima, Diana Nara da Silva Oliveira, Sirneto Vicente da Silva
    134-158
  • Os jovens não se reconhecem na história do Brasil, mas uns se reconhecem mais do que outros notas para uma Pedagoginga no ensino da história e cultura afro-brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p159-182
    Giuvane de Souza Klüppel
    159-182
  • Ensino de história, relações étnico-raciais e decolonialidade apropriações e possibilidades pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p183-205
    Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio
    183-205
  • A importância da história local para o ensino de história reflexões a partir de uma experiência na Amazônia Oriental Brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p206-227
    Lucilvana Ferreira dos Santos Barros, Roberg Januário dos Santos
    206-227
  • O mensageiro da fronteira ensino de história indígena e o uso de iconografias do periódico "Mensageiro", Oiapoque-AP (1980-1992)

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p228-251
    Venâncio Pereira
    228-251

Entrevista

  • Entrevista - Percursos de formação (anos 1950-1970) Kátia Maria Abud

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p252-266
    Mairon Escorsi Valerio, Renilson Rosa Ribeiro, Tatiane de Oliveira
    252-266
Ver Todas as Edições