Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p107

Palavras-chave:

História local, História regional, Ensino de história.

Resumo

Este artigo pauta-se em pesquisa que buscou como os professores de História do Ensino Médio trabalham com seus alunos as problemáticas regionais e locais. Fundamentamo-nos nas prescrições da Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina e nos Planos Curriculares Nacionais - PCNS para o ensino de História, as quais defendem a necessidade de ensinar História Local e Regional. A metodologia que utilizamos para coleta de dados foi baseada nos procedimentos da História Oral, trabalhamos com depoimentos de professores de História. As experiências realizadas com o ensino de História regional e local no município de Chapecó na interpretação dos professores demonstra que os trabalhos realizados nas escolas enfocando o local e o regional conseguem instigar a curiosidade dos alunos e levá-los a questionamentos sobre seu papel no contexto histórico em que vivem.

Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Unicamp. Professor do curso de História e Coordenador do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM-UNICHAPECÓ

Vanessa Picolli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC – Florianópolis

Referências

AMADO, J. História e região: reconhecendo e construindo espaços. In: SILVA, M. A. República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de Histórla:fundamentas e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

DIEH, A. A. Do método hitórico. 2. ed. Passo Fundo: UPF - Universidade de Passo Fundo, 2001.

CAIMI, F. E. Conversas e controvérsias: oensino de história na Brasil (1980 - 1998). Passo Fundo Editora da UPF, 2001.

CASTRO, I. E.; CORREIA, R. L.; GOMES, P. C. C. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

CÉRRI, L. F. Regionalismo e Ensino de História. In: BITENCOURT, C. M. (Org.). Anais do 2. Encontro Perspectivas do Ensino de História. São Paulo: FEUSP, 1996.

CRUZ, M. A. Oensino de História no contexto das transições paradigmáticas da História da Educação. In: NIKITIUKI, S. (Org.). Repensando oEnsino de História. São Paulo: Cortez, 1996, p.67- 92.

FlORES, M. B. R.; SERPA, E. C. A Hermenêutica do vazio: fronteira, região e brasilinidade na viagem elo governador ao Oeste de Santa Catarina. In: Projeto História 18 - Espaço e Cultura. São Paulo: Educ, 1999.

HAESBAERT, R.. Rio Grande do Sul: latifúndio e identidade regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

FONSECA. S. G. Caminhos da História Ensinada. 2. ed. São Paulo: Papiros, 1994.

HUNT, L. A nova história cultura. São Paulo: Martins Fontes. 1995

LE GOFE, J. História e Memória. 2. ed. Campinas: Inslituto de Estudos ela Linguagem. 1992

MACHADO, l. A. P. O currículo de história. In: DIElIL, A. A. (org). O livro didático e o ocurrículo de história em transição. Passo Fundo: EDIUPF, 1999, p. 214.

MANIQUE, A. P.; PROENÇA, M.a C. Didáctica da história: patrimônio cbistória E local. Lisboa: Texto, 1994.

MARCON, T. História Regional: uma experiência em construção In: ZARTH, P. A. (Coord.). Anais do lV encontro de cientistas sociais sobre a problemática regional aportes para o futuro. Ijui: Unijuí, 1996. v. 1.

MARTINS, P. H. O nordeste e a questão regional: os equívocos do debate. In: SILVA, M. A. República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990.

MATTOSO, J. Ahistória regional e local. In: MATTOSO, J. A escrita da história. Lisboa: Editorial Estapa, 1988.

OLIVEIRA, C. Dicionário Cartográfico. 2.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1983.

PAIM, E. A. Fala professor(a): o ensino de história em Chapecó (1970-1990). Chapecó: Grifas, 1997.

THOMPSON, E. P. O Termo Ausente: experiência. In: A Miséria da teoira. Reio de janeiro: Zahar, 1981.

Downloads

Publicado

2007-04-18

Como Citar

Paim, E. A., & Picolli, V. (2007). Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História & Ensino, 13, 107–126. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p107

Edição

Seção

Artigos