Didática da história como sub-disciplina da ciência histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p61

Palavras-chave:

Didática da História, Teoria da História, Ciência histórica

Resumo

Este artigo pretende analisar a relação entre Ciência Histórica e Didática da História. Ele apresenta a opinião, originada na bibliografia alemã dos anos 70, de que a Didática da História é uma sub-disciplina dos estudos históricos. Esta definição confronta a opinião padrão a respeito do que é a Didática da História, como ela opera, e qual o seu objeto de investigação. 

Biografia do Autor

Rafael Saddi, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto da UFG (Universidade Federal de Goiás). Doutor em História pela UFG.

Referências

BERGMANN, K.; RÜSEN, J. Zum Verhältins von Geschichtswissenschaft und Geschichtsdidaktik. In: BERGMANN & RÜSEN (Hrsg.). Geschichtsdidaktik: Theorie für die Praxis. Düsseldorf: Pädagogischer Verlag Schwann, 1978.

BERGMANN, K. Geschichtsdidaktik als Sozialwissenschaft. In: SÜSSMUTH, Hans. Geschichtsdidaktische Positionen: Bestands-aufnahme u. Neuorientierung. Pandeborn, München, Wien, Zürich: Schöningh, 1980.

BERGMANN, K. Geschichte in der didaktischen Reflexion. In: Bergmann, Klaus. Geschcihtsdidaktik: Beiträge zu einer Theorie historischen Lernens. Wochenschau Verlag, Schwalbach, 2008.

BERGMANN, K. A História na Reflexão Didática. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 9, n. 19, pp. 29-42, set. 89/ fev. 90.

CARDOSO, O. Para uma definição de Didática da História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 28, n. 55, Jun. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 01882008000100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em:6 abr. 2010.

CERRI, L. F. Os Conceitos de Consciência Histórica e os desafios da Didática da História. Revista de História Regional, v. 6, n. 2, p. 93-112, 2001.

CERRI, L. F. Didáticas da História no século XX: uma reflexão didática na história do Ensino de História no Brasil. Trabalho apresentado na Comunicação Coordenada homônima no IX Encontro Regional de História da ANPUH-PR. Ponta Grossa, jun. 2004. Disponível em: http://www.pr.anpuh.org/resources/anpuhpr/anais/ixencontro/comunicacaocoordenada/Didaticas%20da%20historia%20do%20seculo%20xx/LuisFCerri.htm . Acesso em 06 de abril de 2010.

CERRI, L. F. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional, v.15, n. 2, p. 264-278, 2010.

CERRI, L. F. Fronteiras Interdisciplinares do Ensino de História. In: SEMINÁRIO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, 4., 2003, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: Seminário Perspectivas do Ensino de História, 2003. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT1502.htm. Acesso em: 06 de abril de 2010.

JEISMANN, K. E. Didaktik der Geschichte: Die Wissenschaft von Zustand, Funktion und Veränderung geschichtlicher Vorstellung im Selbstverständnis der Gegenwart. In: KOSTHORST, Erich (Hrsg). Geschichtswissenschaft: Didaktik – Forshung – Theorie. Göttingen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1977.

JEISMANN, K. E. “Geschichtsbewusstsein” als zentrale Kategorie der Didaktik des Geschichtsunterrichts. In: JEISMANN, Karl-Ernst. Geschichte und Bildung: Beiträge zur Geschichtsdidaktik und zur Historischen Bildungsforschung. Panderborn; München. Wien; Zürich: Schöning, 2000.

KOSELLECK, R. Historia Magistra Vitae. In: KOSELLECK, R. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

KOSTHORST, E. Geschichtswissenschaft: Didaktik – Forshung – Theorie. Göttingen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1977.

KUHN, A. Einführung in die Didaktik der Geschichte. Zweite Auflage. Kösel-Verlag München., 1977.

KOSTHORST, E. Geschichtsdidaktik in emanzipatorischer Absicht. Versuch einer kritischen Überprüfung. In: SÜSSMUTH, Hans. Geschichtsdidaktische Positionen. Paderborn, München, Zürich: Schöningh, 1980.

NIETZSCHE, F. Segunda consideração intempestiva: das vantagens e desvantagens da história para a vida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

RÜSEN, J. Razão Histórica. Brasília: Ed. UnB, 2001.

RÜSEN, J.. Reconstrução do Passado. Brasília: Ed. UnB, 2007.

RÜSEN, J. História Viva. Brasília: Ed. UnB, 2007a.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR., v. 1, n. 2, p. 7–16, jul./dez. 2006.

SCHMIDT, M. A. História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar da História no Brasil. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, p. 189-211, 2004.

SCHMIDT, M. A. Concepções de Aprendizagem Histórica presentes em propostas curriculares brasileiras. História Revista, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 203-213, jan./jun. 2009.

SCHÖNEMANN, B. Geschichtsdidaktik. In: MAYER, U.; PANDEL, H.-J.; SCHNEIDER, G.; SCHÖNEMANN, B. (Hrsg.). Wörterbuch Geschichtsdidaktik. Wochenschau Verlag, 2009.

SYWOTTEK, A. Geschichtswissenschaft in der Legitimationskrise: Ein Überblick über die Diskussion um Theorie und Didaktik der Geschichte in der Bundesrepublik Deutschland 1969-1973. Neue Gesellschaft, 1974.

SÜSSMUTH, H. Geschichtsdidaktische Positionen. Paderborn, München, Zürich: Schöningh, 1980.

URBAN, A. C. Didática da História: percursos de um código disciplinar no Brasil e na Espanha. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

Downloads

Publicado

2010-09-09

Como Citar

Saddi, R. (2010). Didática da história como sub-disciplina da ciência histórica. História & Ensino, 16(1), 61–80. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p61

Edição

Seção

Artigos