Constituição da disciplina de História no Rio Grande do Norte (1835-1911)

Autores

  • Anna Gabriella de Souza Cordeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Maria Inês Sucupira Stamatto Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7486-9951

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p91

Palavras-chave:

História das Disciplinas, Rio Grande do Norte, Ensino de História.

Resumo

O processo de constituição da disciplina de história, bem como o seu ensino, são resultantes das transformações sociais e culturais que culminaram na atual estrutura curricular. Com o intuito de compreender este percurso, propõem-se aqui entender como foi consolidada a disciplina de história no Rio Grande do Norte, tendo em vista as finalidades de sua aplicação no contexto educacional do Estado entre os anos de 1835-1911. Deste modo, esta pesquisa pertence ao campo da História da Educação e tem como fundamento a Nova História Cultural, mais especificamente a História das Disciplinas. Para entender a consolidação da disciplina de história no Rio Grande do Norte, bem como as suas finalidades, este estudo utilizou, enquanto fonte documental: a legislação educacional, as mensagens de governo e as orientações pedagógicas de Nestor Lima, publicadas no jornal A República em 1911. De maneira que o recorte espacial refere-se à Província e, posteriormente, ao Estado do Rio Grande do Norte. Já o recorte temporal tem início no ano de 1835, após o Ato Adicional, quando as províncias passam a legislar sobre a educação e finda em 1911, quando Nestor Lima publica o artigo “PEDAGOGIA – A HISTÓRIA, SUA IMPORTÂNCIA, METHODOS E PROCESSOS” no jornal a República, marcando a consolidação da disciplina no Estado.  Por fim, com base nos documentos analisados, foi possível compreender o longo processo que resultou na consolidação da disciplina de história. Evidenciando-se que, tanto no Império quanto na República a principal finalidade atribuída à disciplina de história remete a criação da identidade nacional e a legitimação dos sistemas políticos.

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Biografia do Autor

Anna Gabriella de Souza Cordeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de João Câmara – RN, Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em História, Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris III. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Cordeiro, A. G. de S., & Stamatto, M. I. S. (2020). Constituição da disciplina de História no Rio Grande do Norte (1835-1911). História & Ensino, 26(2), 91–111. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p91

Edição

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Artigos