O mensageiro da fronteira

ensino de história indígena e o uso de iconografias do periódico "Mensageiro", Oiapoque-AP (1980-1992)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p228-251

Palavras-chave:

Periódico Mensageiro, movimento indígena, iconografia, ensino de história

Resumo

Este trabalho é o resultado de pesquisas sobre Ensino de História Indígena a partir dos movimentos indígenas no município de Oiapoque, Amapá, entre os anos de 1980 e 1992, do qual objetivamos a compreensão da atuação política e da afirmação dos direitos étnicos indígenas no país no âmbito escolar. Visando o cumprimento da Lei 11.645/08, optamos pelo uso de iconografias do periódico "Mensageiro", propondo um método de ensino para aulas de História em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, dialogando com as habilidades da BNCC. Concluímos que estudos como este fomentam ideias democráticas, cooperativas e empáticas para com as pautas políticas e de vida de povos indígenas na atualidade, tendo a sala de aula como espaço de (re)conhecimento histórico e de fomento de novas ideias e contato com novas fontes.

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Biografia do Autor

Venâncio Pereira, Instituto Federal do Amapá

Mestre em Estudos de Fronteira pela Universidade Federal do Amapá (PPGEF-UNIFAP). Docente efetivo do Instituto Federal do Amapá - IFAP, campus Laranjal do Jari.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Pereira, V. (2024). O mensageiro da fronteira : ensino de história indígena e o uso de iconografias do periódico "Mensageiro", Oiapoque-AP (1980-1992). História & Ensino, 30(1), 228–251. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p228-251

Edição

Seção

Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM "PERIFERIAS": ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BEIRAS, BORDAS E FRONTEIRAS