A modernização pela instrução pública: a educação brasileira de 1841 a 1889, a partir do Serro / MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p449

Palavras-chave:

História do Brasil. História da educação. Cotidiano escolar. Atividade docente.

Resumo

O objetivo principal deste estudo é demonstrar como a política educacional do governo imperial no período de 1841 a 1889 afetou o cotidiano de professores, alunos e das comunidades mais distantes da Corte, na cidade do Rio de Janeiro. A análise tem como pressuposto a crítica da modernização e do progresso pela instrução pública. A metodologia percorre dois caminhos: o primeiro, no sentido de mapear, coletar, analisar documentos originais de arquivos públicos e privados, além de ampla pesquisa de livros de autores especializados no tema; o segundo, apresentando uma versão sobre a modernidade e o progresso a partir de Talcott Parsons. O resultado esperado é uma versão sobre a instrução pública – o cotidiano escolar é nosso foco – para reelaborar a compreensão da relação entre o discurso oficial das elites serranas/brasileiras e o uso da instrução pública como moeda de troca para o seu poder político e econômico.

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Biografia do Autor

Danilo Arnaldo Briskievicz, IFMG

Instituto Federal de Minas Gerais. Doutor em Educação.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Briskievicz, D. A. (2020). A modernização pela instrução pública: a educação brasileira de 1841 a 1889, a partir do Serro / MG. História & Ensino, 26(2), 449–475. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p449

Edição

Seção

História da Educação