A modernização pela instrução pública: a educação brasileira de 1841 a 1889, a partir do Serro / MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p449Palavras-chave:
História do Brasil. História da educação. Cotidiano escolar. Atividade docente.Resumo
O objetivo principal deste estudo é demonstrar como a política educacional do governo imperial no período de 1841 a 1889 afetou o cotidiano de professores, alunos e das comunidades mais distantes da Corte, na cidade do Rio de Janeiro. A análise tem como pressuposto a crítica da modernização e do progresso pela instrução pública. A metodologia percorre dois caminhos: o primeiro, no sentido de mapear, coletar, analisar documentos originais de arquivos públicos e privados, além de ampla pesquisa de livros de autores especializados no tema; o segundo, apresentando uma versão sobre a modernidade e o progresso a partir de Talcott Parsons. O resultado esperado é uma versão sobre a instrução pública – o cotidiano escolar é nosso foco – para reelaborar a compreensão da relação entre o discurso oficial das elites serranas/brasileiras e o uso da instrução pública como moeda de troca para o seu poder político e econômico.
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