Notas sobre o ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da UEPG (1963-2012)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p401Palavras-chave:
História da Educação. Ensino de História da Educação. Curso de Pedagogia. Universidade Estadual de Ponta Grossa.Resumo
Este artigo objetiva realizar um mapeamento do ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no período circunscrito entre 1962-2012. Apoia-se nos relatórios da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, nos relatórios e no catálogo geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa e nos programas de disciplinas, privilegiando um olhar acerca das denominações e carga horária, ementas e programas, assim como referências das obras utilizadas. A partir dessas fontes e em diálogo com a produção acadêmica é possível sustentar que houve forte continuidade de conteúdos atrelados aos tradicionais recortes temporais da história ocidental (Antiguidade, Idade Média, Períodos Moderno e Contemporâneo) e à tradicional divisão política brasileira (Colônia, Império e República), sem deixar de aparecer alguma alteração com a inclusão de temáticas específicas da educação, como, feminização do magistério, criança e infância, formação de professores. Além disso, observa-se uma presença marcante dos tradicionais manuais de História da Educação, sofrendo grande diminuição a partir do final dos anos de 1990 e início dos anos 2000, o que indica certa aproximação entre a organização do ensino e o campo de pesquisa em História da Educação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, José Carlos Souza; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza;
SOUZA, Sauloéber Társio de. Haveria uma historiografia educacional brasileira expressa pelos manuais didáticos publicados entre 1914 e 1972? In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 95-144.
AZEVEDO, Regina Quintanilha; ISMÉRIO, Clarisse; SILVEIRA, Marilene Vaz. Apontamentos sobre a disciplina história da educação na Universidade da Região da Campanha – URCAMP (1959-2001). História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 275-294, abr. 2006.
BASTOS, Maria Helena Camara; BENCOSTTA, Marcus Levy Albino;
CUNHA, Maria Teresa Santos. Uma cartografia da pesquisa em história da educação na região sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (1980-2000). Pelotas: Seiva, 2004.
BASTOS, Maria Helena Camara; BUSNELLO, Fernanda de Bastani; LEMOS, Elizandra Ambrosio. Disciplina história da educação no curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1942-2002). História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 181-212, abr. 2006.
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino; VIDAL, Diana Gonçalves. A historiografia da educação paranaense no cenário da História da Educação Brasileira: 10 anos de pesquisa na Universidade Federal do Paraná (1999-2008). Educar em Revista, Curitiba, n. 38, p. 295-315, set./dez. 2010.
BONTEMPI JUNIOR, Bruno. A educação brasileira e a sua Periodização: vestígio de uma identidade disciplinar. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 5, p. 43-68, jan./jun. 2003.
BONTEMPI JUNIOR, Bruno. O ensino e a pesquisa em história da educação brasileira na cadeira de filosofia e história da educação (1933-1962). História da Educação, Pelotas, n. 21, p. 79-105, 2007.
BORGES, Bruno Gonçalves; GATTI JUNIOR, Décio. O ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual. Revista Histedbr Online, Campinas, n. 40, p. 24-48, 2010.
CAMPOS, Névio de. Lugar da história da educação na formação do professor/pedagogo. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 95-104, maio/ago. 2011.
CAMPOS, Névio de; SOUZA, Eliezer Felix de. Ensino superior nas páginas do Diário dos Campos (1947-1950). Educar em Revista, Curitiba, p. 273-290, 2016.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Por entre restos de memória: um relato sobre o ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP (1971-1997). In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 277-304.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Revisitando a historiografia educacional brasileira. In: MENEZES, Maria Cristina (org.). Educação, memória, história: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 375-401.
CRUZ, Giseli Barreto da. Curso de pedagogia no Brasil – história e formação com pedagogos. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
DALLABRIDA, Norberto. Qual história da educação ensinar? In:
CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 337-362.
ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. A história da educação no curso de pedagogia da Universidade de Passo Fundo: aportes na história recente em busca de novas perspectivas. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 253-261, abr. 2006.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; RODRIGUES, José Roberto Gomes. A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 6, p. 159-176, 2003.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. O período colonial nos manuais de história da educação Brasileira. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de;
GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 363-387.
GATTI JUNIOR, Décio. A história do ensino de história da educação no Brasil: aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa (1930-2000). História da Educação, Pelotas, v. 12, n. 26, p. 219-246, 2008.
GATTI JUNIOR, Décio. Estudo sobre o processo de constituição do ensino e da pesquisa em história da educação no Brasil (séculos XIX e XX). In:
MORAIS, Christianni Cardoso; PORTES, Écio Antônio; ARRUDA, Maria Aparecida (org.). História da educação: ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 107-123.
GATTI JUNIOR., Décio. Intelectuais e circulação internacional de ideias na construção da disciplina de História da Educação no Brasil (1955-2008). In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 95-144.
HARTOG, François. Os antigos, o passado e o presente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro-passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-RJ, 2006.
LE GOFF, Jacques. A história deve ser dividida em pedaços?. São Paulo: UNESP, 2014.
MENDEZ, Jorgelina. Entre Europa e América: a escrita da história da educação na Argentina por Lorenzo Luzuriaga. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 235-256, set./dez. 2014.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 257-280, set./dez. 2014.
MONARCHA, Carlos. História da educação brasileira: formação do campo. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.
MORAIS, Christianni Cardoso; PORTES, Écio Antônio; ARRUDA, Maria Aparecida (org.). História da educação: ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
NUNES, Clarice. A disciplina história da educação na formação de professores: desafios contemporâneos. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 173-180, abr. 2006.
NUNES, Clarice. Ensino e historiografia da educação: problematização de uma hipótese. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 1, p. 67-79. 1996.
ORTH, Miguel Alfredo. A disciplina de História da Educação na Faculdade e no Centro Universitário La Salle. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 229-242, abr. 2006.
PASCHE, Aline de Morais Limeira. A história da educação por Thomas Ransom Giles. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 205-233, set./dez. 2014.
QUADROS, Claudemir de. Aspectos da trajetória da disciplina História da Educação no curso de pedagogia do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria: temas clássicos e ordem cronológica. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 213-228, abr. 2006.
QUADROS, Claudemir de. Ensino com pesquisa, educação digital e formação de professores: possibilidades de ensinar e aprender acerca da história da educação. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI
JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 17-46.
QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Ensinando história da educação, formando professores-pesquisadores: o ensino da história da educação no curso de pedagogia da Universidade Regional do Cariri. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 389-405.
RODRIGUES, José Roberto. O ensino de história da educação: um olhar reflexivo a partir da análise de planos e programas curriculares. In:
CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 145-174.
SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. O ensino de história da educação na UNIJUI. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 243-251, abr. 2006.
SAVIANI, Dermeval. Ensino, pesquisa e organização na formação do campo da história da educação brasileira. In: MONARCHA, Carlos (org.). História da educação brasileira: formação do campo. Ijuí: Unijui, 2005a. p. 47-114.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.
SAVIANI, Dermeval. Reflexões sobre o ensino e a pesquisa em história da educação. In: GATTI JUNIOR., Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados, 2005b. p. 7-31.
SILVA, José Cláudio Sooma; FAVARO, Marta Regina Gimenez. Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 181-204, set./dez. 2014.
SOUZA, Audrey Pietrobelli. Trajetória da psicologia da educação no curso de pedagogia da UEPG (1962-2012): conformação e consolidação do campo de conhecimento. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
SOUZA, Sauloéber Tarsio de; RIBEIRO, Betânia de Oliveira de. Ensino de História da Educação no Brasil: reflexões sobre o perfil de professores e suas metodologias. História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 36, p. 60-76, 2012.
STEPHANOU, Maria. O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS: primeiras aproximações. História da Educação, Pelotas, v. 10, n. 19, p. 293-300, 2006.
TAMBARA, Elomar. História da educação no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. História da Educação, Pelotas, v. 10, n. 19, p. 301-310, 2006.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1964.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1965.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1967.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1973.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1979.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1987.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1989.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1991.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 2007.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de
Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 2013.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1972.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1975.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1977.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 1980.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 1985.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 1990.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1991.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1992.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 1997.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1998.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1999.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 2000.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 2001.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 2002.
UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 2007.
VALLE, Hardalla Santos do. Fontes no ensino de história da educação: uma discussão sobre construção do conhecimento. História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, p. 173-186, jan./jun. 2012.
VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 37-70, 2003.
VIEIRA, Carlos Eduardo; ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. História e história da educação no projeto de formação de professores na década de 30 no Brasil: problematizando as noções de Afrânio Peixoto. Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 243-259, 2007.
WARDE, Mirian Jorge. Contribuições da história para a educação. Em Aberto, Brasília, v. 9, n. 47, p. 1-11, 1990.
WARDE, Mirian Jorge. Questões teóricas e de método: a história da educação nos marcos de uma história das disciplinas. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luiz (org.). História e história da educação: o debate teórico metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 1998. p. 88-99.
WARDE, Mirian Jorge. Brincando nos campos do senhor: anotações para uma história da formação dos professores e do ensino da História da Educação no Brasil. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 305-335.
WERLE, Flávia Obino Corrêa; CORSETTI, Berenice. História da Educação e a formação do professor na Unisinos. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 263-274, abr. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.