O lugar do ensino de história no Brasil da redemocratização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p29

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro Didático, Redemocratização

Resumo

Para o campo da historiografia acadêmica no Brasil, a década de 1980 representou um momento de importante atividade intelectual e de produção de obras fundamentais para a renovação dos estudos históricos. Neste artigo, nos interrogamos sobre o significado que essa década teve para o ensino de história. Para respondermos a essa questão, analisaremos uma coleção didática específica, chamada Brasil Vivo, publicada na segunda metade da década de 1980. Ela nos servirá de fio condutor para compreendermos as demandas sociais e os anseios em torno do ensino de história neste contexto de redemocratização.

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Biografia do Autor

Ana Paula Sampaio Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Sampaio Caldeira, A. P. (2020). O lugar do ensino de história no Brasil da redemocratização. História & Ensino, 26(2), 29–50. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p29

Edição

Seção

Artigos