A Amazônia representada nos livros didáticos de História: sobre História, narrativa e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p287

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro didático, Narrativa, Amazônia

Resumo

O artigo se propõe a analisar como a Amazônia brasileira é representada nos livros didáticos de História dos anos finais do ensino fundamental, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Para tanto, foram selecionados 40 livros publicados em 10 coleções que ofertam seus produtos e concorrem como opções para a aquisição dos livros didáticos que serão usados por milhares de estudantes, professores e professoras que atuam na rede pública de educação. As análises mostram uma narrativa que representa a Amazônia habitada por pessoas sem nome, representada de forma generalizadora e associada ao tempo do aparecimento dos primeiros habitantes nas Américas e à época da colonização portuguesa

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Biografia do Autor

Erinaldo Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Doutor em História pela UFPE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Cavalcanti, E. (2020). A Amazônia representada nos livros didáticos de História: sobre História, narrativa e ensino. História & Ensino, 26(2), 287–312. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p287

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Seção

Artigos