Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS: proposição de atividades no "jogo de escalas"
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p541Palavras-chave:
Ensino de História. Patrimônio. Educação Patrimonial. Escalas.Resumo
O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para replicações em outros contextos locais. A ideia passa por um breve esboço teórico e metodológico sobre a conceituação de patrimônio histórico cultural e a aplicabilidade da Educação Patrimonial, além do diálogo com a educação. O foco, então, centra-se no ensino de História a partir desses pontos e levando em consideração uma dinâmica no “jogo de escalas” entre o macro e micro. As relações estabelecidas se dão entre os conteúdos tradicionais do currículo escolar de História e os bens culturais rio-grandinos a serem percebidos com a metodologia da Educação Patrimonial na dinâmica entre escalas. Assim, o macro – representado pelos conteúdos curriculares – encontra o micro – representado pelos bens culturais – na vivência do ensino de História. Por fim, chega-se ao aspecto pedagógico do patrimônio a ser valorizado no ensino de História, a partir da oferta de uma base de material de apoio aos professores, beneficiando as áreas.
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