Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS: proposição de atividades no "jogo de escalas"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p541

Palavras-chave:

Ensino de História. Patrimônio. Educação Patrimonial. Escalas.

Resumo

O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para replicações em outros contextos locais. A ideia passa por um breve esboço teórico e metodológico sobre a conceituação de patrimônio histórico cultural e a aplicabilidade da Educação Patrimonial, além do diálogo com a educação. O foco, então, centra-se no ensino de História a partir desses pontos e levando em consideração uma dinâmica no “jogo de escalas” entre o macro e micro. As relações estabelecidas se dão entre os conteúdos tradicionais do currículo escolar de História e os bens culturais rio-grandinos a serem percebidos com a metodologia da Educação Patrimonial na dinâmica entre escalas. Assim, o macro – representado pelos conteúdos curriculares – encontra o micro – representado pelos bens culturais – na vivência do ensino de História. Por fim, chega-se ao aspecto pedagógico do patrimônio a ser valorizado no ensino de História, a partir da oferta de uma base de material de apoio aos professores, beneficiando as áreas.

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Biografia do Autor

Matheus Balbueno Pinto, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em História. Acadêmico do Mestrado Profissional em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor de História no Ensino Médio da rede privada nos colégios Kyrios e Marista São Francisco em Rio Grande/RS.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Pinto, M. B. (2020). Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS: proposição de atividades no "jogo de escalas". História & Ensino, 26(2), 541–558. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p541

Edição

Seção

Laboratório (artigo)