Aprendizagem histórica: diálogos para uma aproximação com a teoria
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p51Palavras-chave:
Aprendizagem histórica, Pensamento histórico, Letramento históricoResumo
O presente artigo trata da aprendizagem histórica, objetivando contribuir com as discussões que visam sua aproximação/inserção no campo da teoria da história. O texto está dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos uma caracterização da aprendizagem histórica sob os aspectos: a) conceitual; b) pelas competências que lhe cabe desenvolver: experiência, interpretação e orientação; c) considerando as tipologias propostas por Rüsen: tradicional, exemplar, crítica e genética (RÜSEN, 2010; 2012) que, segundo o autor, significam um caminho fértil para analisar e interpretar processos concretos desse tipo de aprendizagem. Em seguida, discorremos sobre o letramento histórico (LEE, 2006), nos aproximando das discussões preocupadas em pensar uma aprendizagem histórica que desenvolva, efetivamente, o pensamento histórico. Finalizamos nossas reflexões tratando acerca dos processos concretos de ensino e aprendizagem da História e seus efeitos para e na vida prática, a partir da “cognição histórica situada” na própria História (SCHMIDT, 2009a), a qual visa inserir a educação histórica no âmbito de sua ciência de referência.
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