Aprendizagem histórica: diálogos para uma aproximação com a teoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p51

Palavras-chave:

Aprendizagem histórica, Pensamento histórico, Letramento histórico

Resumo

O presente artigo trata da aprendizagem histórica, objetivando contribuir com as discussões que visam sua aproximação/inserção no campo da teoria da história. O texto está dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos uma caracterização da aprendizagem histórica sob os aspectos: a) conceitual; b) pelas competências que lhe cabe desenvolver: experiência, interpretação e orientação; c) considerando as tipologias propostas por Rüsen: tradicional, exemplar, crítica e genética (RÜSEN, 2010; 2012) que, segundo o autor, significam um caminho fértil para analisar e interpretar processos concretos desse tipo de aprendizagem. Em seguida, discorremos sobre o letramento histórico (LEE, 2006), nos aproximando das discussões preocupadas em pensar uma aprendizagem histórica que desenvolva, efetivamente, o pensamento histórico. Finalizamos nossas reflexões tratando acerca dos processos concretos de ensino e aprendizagem da História e seus efeitos para e na vida prática, a partir da “cognição histórica situada” na própria História (SCHMIDT, 2009a), a qual visa inserir a educação histórica no âmbito de sua ciência de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinalva Padre Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-UESB). 

Referências

ALVES, Ronaldo Cardoso. Representações sociais e a construção da consciência histórica. Curitiba: CRV, 2018.

BARCA, Isabel. Literacia e consciência histórica. Educar, Curitiba, v. 22, p. 93-112, 2006. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/5545/4059. Acesso em: 7 set. 2012.

CAIMI, Flavia. E. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015.

EDWARDS, Verónica. Os sujeitos do universo da escola. São Paulo: Ática, 2003.

KOSELLECK, Reinhart. Espaço de experiência e horizonte de expectativa. In: KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas, Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. p. 305-327.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, n. esp., p. 131-150, 2006. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/5543/4057. Acesso em: 25 maio 2012.

LIMA, Marta. Aprendizagem. In: FERREIRA, Marieta de Morais; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (coord.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. p. 24-29.

LUIZ, José. Literacia. In: DICIONÁRIO Informal. [S. l.: s. n.], 2009. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/literacia/. Acesso em: 30 dez. 2012.

RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Tradução de Peter H. Rautmann, Caio da C. Pereira, Daniel Martineschen, Sibele Paulino. Curitiba: W. A. Editores, 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S.; BARCA, Isabel (org.). Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S.; BARCA, Isabel. (org.). Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Editora Unijuí, 2009a. p. 21-51.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S. Literacia histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI. História & Ensino, Londrina, v. 15, p. 9-22, ago. 2009b, Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11424. Acesso em: 17 jul. 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S. O significado do passado na aprendizagem e na formação da consciência histórica de jovens alunos. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. Educação histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. p. 81-90.

SIMAN, Lana Mara de Castro. O papel dos mediadores culturais e da ação mediadora do professor no processo de construção do conhecimento histórico pelos alunos. In: ZARTH, Paulo A. et al. (org.). Ensino de história e educação. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2004. p. 82-107.

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Aguiar, E. P. (2020). Aprendizagem histórica: diálogos para uma aproximação com a teoria. História & Ensino, 26(2), 51–72. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p51

Edição

Seção

Artigos