Letramento em História no atendimento escolar hospitalar: um direito subjetivo ao conhecimento histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p357

Palavras-chave:

Letramento em História, Atendimento Escolar Hospitalar, Aluno gravemente enfermo

Resumo

Não há um consenso a respeito da relação entre os conceitos de Letramento e História nas práticas de ensino. Queremos somar a esse debate a práxis em uma escola hospitalar, visando compreender como a relação entre ambas as noções atende aos propósitos e necessidades específicas de alunos em tratamento de neoplasias. Justificamos esse estudo a partir do dever ético em se manter o respeito e solidariedade com relação ao momento pedagógico do aluno gravemente enfermo, bem como da necessidade de se instrumentalizar o professor de História para lidar com as peculiaridades da escola hospitalar. Concluímos que o Letramento em História no Atendimento Escolar Hospitalar apresenta-se como um instrumento que permite uma abordagem abrangente sobre o conteúdo das Ciências Humanas, sem perder a especificidade do conhecimento histórico, contribuindo de maneira eficaz para o direito à educação do aluno gravemente enfermo.

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Biografia do Autor

Elder Al Kondari Messora, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Amália Neide Covic, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Messora, E. A. K., & Covic, A. N. (2020). Letramento em História no atendimento escolar hospitalar: um direito subjetivo ao conhecimento histórico. História & Ensino, 26(2), 357–373. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p357

Edição

Seção

Artigos