Letramento em História no atendimento escolar hospitalar: um direito subjetivo ao conhecimento histórico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p357Palavras-chave:
Letramento em História, Atendimento Escolar Hospitalar, Aluno gravemente enfermoResumo
Não há um consenso a respeito da relação entre os conceitos de Letramento e História nas práticas de ensino. Queremos somar a esse debate a práxis em uma escola hospitalar, visando compreender como a relação entre ambas as noções atende aos propósitos e necessidades específicas de alunos em tratamento de neoplasias. Justificamos esse estudo a partir do dever ético em se manter o respeito e solidariedade com relação ao momento pedagógico do aluno gravemente enfermo, bem como da necessidade de se instrumentalizar o professor de História para lidar com as peculiaridades da escola hospitalar. Concluímos que o Letramento em História no Atendimento Escolar Hospitalar apresenta-se como um instrumento que permite uma abordagem abrangente sobre o conteúdo das Ciências Humanas, sem perder a especificidade do conhecimento histórico, contribuindo de maneira eficaz para o direito à educação do aluno gravemente enfermo.
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