Projeto Conhecer Londrina: narrativas e saberes pelas ruas da cidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p234Palavras-chave:
Projeto Conhecer Londrina, Ensino de história, Professores, CidadeResumo
O texto que se apresenta está inserido na área de Educação e tem como objeto de estudo o Projeto Conhecer Londrina e suas possibilidades educativas no ensino de História, por meio da realização de trajetos urbanos e rurais envolvendo professores dos Anos Iniciais em formação continuada. Para tanto, a pesquisa pautou-se no levantamento e na produção de fontes, as quais contribuíram para a elaboração do histórico do referido projeto, bem como para a metodologia de pesquisa-ação como campo investigativo dele, apresentando-se como prática associada aos estudos da cidade e aos conhecimentos constituídos e materializados nos espaços e nas relações. As fontes produzidas e pesquisadas durante o curso de formação continuada “Ensino e Metodologia de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, em 2017, estabeleceram-se a partir das experiências de um grupo de setenta professores, responsáveis pelo trabalho com os conteúdos de História e Geografia nas turmas de 1º ao 5º ano em unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A fim de consubstanciar o objeto, Benjamin (1987) e Burke (1992) dialogam sobre relações constituídas entre objeto e pesquisador na construção do conhecimento ao experienciar a cidade, já Rüsen (2001) discorre sobre a formação da consciência e das narrativas históricas elaboradas por aqueles que vivenciam espaços e saberes capazes de articular história local em temporalidades distintas. Do mesmo modo, as possibilidades educativas da cidade foram referenciadas pelas perspectivas de Pesavento (2007) e de Alderoqui (2003, 2012) no processo de análise das falas dos professores sobre a cidade como espaço de pluralidades, de múltiplas aprendizagens e de constantes modificações.
Downloads
Referências
ALDEROQUI, Silvia. Paseos urbanos: el arte de caminar como práctica pedagógica. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2012.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Coleção obras escolhidas, v. 1). Disponível em: https://psicanalisepolitica.files.wordpress.com/2014/10/obras-escolhidas-vol-1-magia-e-tc3a9cnica-arte-e-polc3adtica.pdf. Acesso em: 9 set. 2017.
BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. Disponível em: https://pt.slideshare.net/NadjaDocio/a-escrita-da-histria-peter-burke. Acesso em: 19 nov. 2017.
CANDOTI, Eliane Aparecida. Projeto Conhecer Londrina: narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade. 2019. 253 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2019/CANDOTI_-_Eliane_Aparecida.pdf. Acesso em: 17 nov. 2020
LONDRINA. Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Londrina. Departamento de Educação. Documento 002/1992, de 6 de março de 1992. Projeto “Conhecer Londrina”. Londrina: SMEC/PML, 1992.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882007000100002. Acesso em: 17 dez. 2018.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Com os olhos no passado: a cidade como palimpsesto. Esboços: histórias em contextos globais, v. 11, n. 11, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/334/9893. Acesso em: 17 dez. 2018.
RÜSEN, Jörn. Formando a consciência histórica - por uma didática humanista da História. Revista Antíteses, Londrina, v. 5, n. 10, p. 519-536, jul./dez. 2012.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 15 nov. 2017.
TUMA, Magda Madalena Peruzin. Origens do Projeto Conhecer Londrina e o ensino de história na rede municipal de ensino. [Entrevista concedida a] Eliane Aparecida Candoti. 2017. (Informação verbal).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.