Projeto Conhecer Londrina: narrativas e saberes pelas ruas da cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p234

Palavras-chave:

Projeto Conhecer Londrina, Ensino de história, Professores, Cidade

Resumo

O texto que se apresenta está inserido na área de Educação e tem como objeto de estudo o Projeto Conhecer Londrina e suas possibilidades educativas no ensino de História, por meio da realização de trajetos urbanos e rurais envolvendo professores dos Anos Iniciais em formação continuada. Para tanto, a pesquisa pautou-se no levantamento e na produção de fontes, as quais contribuíram para a elaboração do histórico do referido projeto, bem como para a metodologia de pesquisa-ação como campo investigativo dele, apresentando-se como prática associada aos estudos da cidade e aos conhecimentos constituídos e materializados nos espaços e nas relações. As fontes produzidas e pesquisadas durante o curso de formação continuada “Ensino e Metodologia de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, em 2017, estabeleceram-se a partir das experiências de um grupo de setenta professores, responsáveis pelo trabalho com os conteúdos de História e Geografia nas turmas de 1º ao 5º ano em unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A fim de consubstanciar o objeto, Benjamin (1987) e Burke (1992) dialogam sobre relações constituídas entre objeto e pesquisador na construção do conhecimento ao experienciar a cidade, já Rüsen (2001) discorre sobre a formação da consciência e das narrativas históricas elaboradas por aqueles que vivenciam espaços e saberes capazes de articular história local em temporalidades distintas. Do mesmo modo, as possibilidades educativas da cidade foram referenciadas pelas perspectivas de Pesavento (2007) e de Alderoqui (2003, 2012) no processo de análise das falas dos professores sobre a cidade como espaço de pluralidades, de múltiplas aprendizagens e de constantes modificações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Candoti, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atua como Apoio Pedagógico de História pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. Professora da Universidade Estadual de Londrina

Referências

ALDEROQUI, Silvia. La ciudad: un territorio que educa. Caderno CRH, Salvador, n. 38, p. 153-176, jan./jun. 2003. Disponível em: http://www.ateneodelainfancia.org.ar/uploads/la_ciudad_un_territorio_que_educa.pdf. Acesso em: 18 jun. 2018.

ALDEROQUI, Silvia. Paseos urbanos: el arte de caminar como práctica pedagógica. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2012.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Coleção obras escolhidas, v. 1). Disponível em: https://psicanalisepolitica.files.wordpress.com/2014/10/obras-escolhidas-vol-1-magia-e-tc3a9cnica-arte-e-polc3adtica.pdf. Acesso em: 9 set. 2017.

BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. Disponível em: https://pt.slideshare.net/NadjaDocio/a-escrita-da-histria-peter-burke. Acesso em: 19 nov. 2017.

CANDOTI, Eliane Aparecida. Projeto Conhecer Londrina: narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade. 2019. 253 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2019/CANDOTI_-_Eliane_Aparecida.pdf. Acesso em: 17 nov. 2020

LONDRINA. Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Londrina. Departamento de Educação. Documento 002/1992, de 6 de março de 1992. Projeto “Conhecer Londrina”. Londrina: SMEC/PML, 1992.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882007000100002. Acesso em: 17 dez. 2018.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Com os olhos no passado: a cidade como palimpsesto. Esboços: histórias em contextos globais, v. 11, n. 11, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/334/9893. Acesso em: 17 dez. 2018.

RÜSEN, Jörn. Formando a consciência histórica - por uma didática humanista da História. Revista Antíteses, Londrina, v. 5, n. 10, p. 519-536, jul./dez. 2012.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 15 nov. 2017.

TUMA, Magda Madalena Peruzin. Origens do Projeto Conhecer Londrina e o ensino de história na rede municipal de ensino. [Entrevista concedida a] Eliane Aparecida Candoti. 2017. (Informação verbal).

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Candoti, E. A., & Ferreira de Oliveira, S. R. (2020). Projeto Conhecer Londrina: narrativas e saberes pelas ruas da cidade. História & Ensino, 26(2), 234–259. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p234

Edição

Seção

Artigos