A pesquisa sobre jogos como recursos didáticos no campo do Ensino de História no Brasil: um estudo do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p374Palavras-chave:
Jogos. Games, Ensino de História, HistoriografiaResumo
O objetivo deste artigo é abordar o desenvolvimento recente da pesquisa sobre jogos como recursos didáticos no campo do Ensino de História no Brasil. Para tanto, abordaremos a pertinência da reflexão sobre jogos no contexto da história escolar e, em seguida, esboçaremos o estado do conhecimento sobre a pesquisa sobre jogos de mesa e digitais no ensino da História. Por fim, este texto discutirá alguns caminhos teóricos construídos pelo campo, avanços conquistados e possíveis demandas para investigação futuras.Caraterizada pela diversidade teórica, a produção sobre a temática cresceu significativamente nos últimos 10 anos e privilegiou temas como a violência nos games, as aprendizagens promovidas pelos artefatos lúdicos e a criação e o uso de jogos de tabuleiro e digitais na história escolar.
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