Sentidos do Trabalho no Ensino de História: revisão da produção científica produzida no período de 1996 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p183Palavras-chave:
Educação. Ensino de História. Sentidos do Trabalho.Resumo
A proposta do presente artigo é apresentar e discutir um estudo sobre o sentido do trabalho no ensino de História. Com vistas a identificar o sentido atribuído ao trabalho nas produções sobre Ensino de História, foi realizada a revisão sistemática das teses produzidas nos programas de Pós-Graduação brasileiros entre 1996 e 2018. A constituição do corpus da pesquisa se processou desde a consulta à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), totalizando 84 teses. Após a análise crítica, guiada pelos fundamentos do materialismo histórico dialético, conclui-se que na produção acadêmica relativa ao ensino de História são múltiplos os sentidos atribuídos ao trabalho, sendo recorrente a pouca atenção dada a este como categoria de análise, ou em última instância, sua morfologia se apresenta profundamente alterada, negando a realização de sua potencialidade.
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