O uso de textos e imagens para a construção de relações entre o presente e o passado no Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p313Palavras-chave:
Ensino de História, Aprendizado Histórico, Cultura Escolar, Prática de EnsinoResumo
O presente artigo tem como objetivo indagar e refletir sobre a percepção de alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental com a História. A partir da observação e aplicação de um questionário socioeconômico e cultural, percebemos que os alunos estavam inseridos em uma cultura escolar pautada no uso exclusivo do livro didático, tal dinâmica contribuiu para uma compreensão de História que não estabelecia relações entre o passado, o presente e o futuro, a História era compreendida apenas como aquilo que ocorreu com os antepassados. Diante disso, planejamos e desenvolvemos atividades que problematizaram a relação entre passado e presente a fim de provocar novas reflexões para o pensamento histórico desses alunos.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-12-13
Como Citar
Muller, S., & Ribeiro Junior, H. C. (2020). O uso de textos e imagens para a construção de relações entre o presente e o passado no Ensino de História. História & Ensino, 26(2), 313–336. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p313
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