Mapas conceituais como facilitadores de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p520

Palavras-chave:

Mapas Conceituais. Aprendizagem significativa. Ensino. Educação.

Resumo

Dentro da teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel (2003), existem vários instrumentos didáticos facilitadores da aprendizagem significativa. No presente artigo, destacamos o mapeamento conceitual, desenvolvido por Novak e também discutido com Gowin. Utilizamos da classificação de Novak, que referenciam o uso e aplicações dos mapas conceituais.

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Biografia do Autor

Lincoln Mansur Coelho, Universidade Federal Fluminense / Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior

Professor de História e Filosofia SEEDUC RJ, Mestre em Ensino pelo INFES – UFF.

Adílio Jorge Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; doutorado em História e Epistemologia das Ciências e Pós-Doutorado na mesma área.

Referências

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Coelho, L. M., & Marques, A. J. (2020). Mapas conceituais como facilitadores de aprendizagem. História & Ensino, 26(2), 520–539. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p520

Edição

Seção

Fundamentos da Educação