Reflexões acerca da docência em Psicologia no Ensino Superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.53231

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais, Ensino Superior, Formação Continuada, Formação docente, Psicologia

Resumo

A ciência psicológica, reconhecida como um campo independente, evoluiu significativamente desde o século XIX, consolidando-se através de departamentos e laboratórios nas universidades. No Brasil, a Psicologia prática começou a se firmar na década de 1940 e foi oficializada em 1962. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em Psicologia têm evoluído desde 2001, culminando em novas regulamentações em 2023 que exigem cada vez mais, demandas por professores da área. Este artigo tece reflexões sobre a docência em Psicologia no Ensino Superior no Brasil, abordando as mudanças nas DCNs, a crescente demanda por cursos de Psicologia, presentes nas análises estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/ MEC) e do  Conselho Federal de Psicologia (CFP), bem como, o impacto dessas mudanças na formação de professores psicólogos. A formação continuada dos professores psicólogos no Ensino Superior é destacada como essencial para garantir uma educação de qualidade e atender às exigências do mercado de trabalho. A metodologia caracteriza-se como um estudo bibliográfico de caráter exploratório, direcionado à análise teórica e crítica de produções científicas publicadas sobre a formação docente em Psicologia no Ensino Superior. O objetivo é compreender o cenário atual dos psicólogos que atuam como professores nos cursos do ensino superior, e refletir como a formação de professores de Psicologia no Ensino Superior pode ser uma fonte de contribuição para o desenvolvimento destes profissionais no exercício da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezevaldo Aquino dos Santos, Universidade Norte do Paraná

Doutor em Metodologias para o Ensino das Linguagens e Suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná. Docente da Universidade Norte do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: easants@gmail.com.

Bernadete Lema Mazzafera, Universidade Norte do Paraná

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: bernadetelema@gmail.com.

Cassio Santos, Universidade de Lisboa

Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor convidado na Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. Endereço eletrônico: cassiosantos@ie.ulisboa.pt.

Referências

ARAUJO, Saulo de Freitas. Wilhelm Wundt e a fundação do primeiro centro internacional de formação de psicólogos. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 17, n. 1, p. 09-14, 2009 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 02 jun. 2025.

BIOTO, Patricia A. Pressupostos teóricos da investigação sobre formação de professores. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 12, n. 34, p. 25–36, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7145732. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/723. Acesso em: 1 ago. 2024.

BIOTO, Patricia Aparecida; BARBOSA, L. A. ; DOMINGUES, G. C. V. . Formação continuada colaborativa: a escola como organização aprendente. In: Bioto, Patricia Ap, Nadia LauritiLigia De Carvalho Abões Vercelli,. (Org.). Mestrado profissional em educação: compartilhando pesquisas e reflexões /. 1ed.Jundiai: Paco, 2021, v. 1, p. 117-134.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896. Acesso

em: 01 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Diário Oficial da União, 1962. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L4119.htm. Acesso em 06 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior (2004). Parecer 0062/2004, aprovado em 19/02/2004, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia Brasília.

BRASIL. Conselho Federal de Psicologia. Quem faz a psicologia brasileira? um olhar sobre o presente para construir o futuro: formação e inserção no mundo do trabalho: volume II: formação e inserção no mundo do trabalho [recurso eletrônico] / Conselho Federal de Psicologia. — 1. ed.— Brasília: CFP, 2O22.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior. (2011). Resolução CNE N° 5/2011, aprovado em 15/03/2011, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia Brasília.

BRASIL. Resolução MS/CNS nº 569, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2017. Dispõe sobre os cursos da modalidade educação a distância na área da saúde.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022. Dados sobre os 10 maiores cursos do ensino superior no Brasil, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. e-MEC: Dados sobre os cursos de graduação em Psicologia. Categorias administrativas, graus acadêmicos, modalidades de ensino e desempenho em indicadores de qualidade educacional, 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CES Nº 1, DE 11 DE OUTUBRO DE 2023.Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia.

FIGUEIRA, M. R. S. Precariedade na docência superior de psicologia em cursos de bacharelado: o caso do conceito do super-eu no ensino da teoria psicanalítica. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2012.

GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. Editora Senac São Paulo, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LEITE, Rodrigo Formiga et al. Aspectos sobre a didática no Ensino Superior: uma revisão narrativa. Editora Licuri, p. 77-94, 2023.

MARTINS, M. Psicólogo-professor: o processo de constituição da identidade docente. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Fundação Universidade Federal do Piauí, 2012.

NAGIMZHANOVA, Karakat M. et al. Base do desenvolvimento da personalidade psicológica e profissional de futuros psicólogos educacionais. Periódico Tchê Química, v. 16, n. 33, 2019.

NORONHA, Ana. P. P.. Docentes de psicologia: formação profissional. Estudos de Psicologia (Natal), v. 8, n. 1, p. 169–173, jan. 2003.

OLIVEIRA, Sara Beatriz et al. Ser Psicólogo Docente: os desafios atuais. Projeto Integrado, 2022.

RUDÁ, Caio; COUTINHO, Denise; ALMEIDA-FILHO, Naomar. Formação em Psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004). Memorandum, 29, 59-85, UFMG, 2015. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/wp-content/uploads/2015/11/rudacoutinhoalmeidafilho01.pdf. Acesso em 30 jul. 2024.

SANTOS, Ezevaldo A. O desenvolvimento de competências em acadêmicos de Psicologia na elaboração de laudos por meio de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais. 2022. 157f. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) - Universidade Pitágoras Unopar, Londrina, 2021.

Publicado

12-08-2025

Como Citar

SANTOS, Ezevaldo Aquino dos; MAZZAFERA, Bernadete Lema; SANTOS, Cassio. Reflexões acerca da docência em Psicologia no Ensino Superior no Brasil . Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.53231. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/53231. Acesso em: 7 dez. 2025.