O percurso da política de cotas na UFBA: implantação, acesso e desempenho acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52662Palavras-chave:
Acesso, Desempenho acadêmico, Ensino Superior, Política de cotas, UFBAResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o percurso da política de cotas na UFBA, considerando os impactos no acesso e desempenho acadêmico dos estudantes. Nessa perspectiva, investigamos os desdobramentos decorrentes da implantação da reserva de vagas na instituição a partir de 2005, com foco especial no ingresso de estudantes da escola pública e autodeclarados pretos e pardos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Os principais resultados indicam um aumento significativo de egressos do ensino médio público e de negros nos cursos superiores da UFBA no período pós-cotas. Os perfis discentes nos cursos de alto prestígio, como Medicina e Direito, foram significativamente modificados após a instauração das cotas. As análises acerca do desempenho acadêmico revelam melhores pontuações para os não cotistas, de modo geral. No entanto, ao decorrer da formação universitária, os cotistas têm conseguido reduzir as diferenças entre as pontuações em todas as áreas de conhecimento, chegando a superá-las nas áreas IV (Letras) e V (Artes).
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Referências
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