O Acolhimento Residencial e o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) - educação como resposta a jovens em perigo de exclusão
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51914Palavras-chave:
Acolhimento Residencial, Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), Diferenciação curricular e pedagógica, Percepções e representações de diretores, Inclusão socialResumo
Os percursos escolares dos jovens em Acolhimento Residencial (AR), em Portugal, são pautados por respostas educativas alternativas ao Ensino Regular, devido ao crescente desfasamento etário em relação ao nível de ensino. O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) é uma dessas respostas, abrangendo 27% dos alunos em AR, pois são elegíveis alunos com desfasamento etário igual ou superior a 3 anos, considerando um percurso escolar iniciado aos 6 anos. Este artigo analisa os percursos académicos de jovens em AR, nos 2º e 3º Ciclos, e a evolução do PIEF. A revisão de literatura contribuiu para a compreensão da pertinência da criação e manutenção do PIEF, a nível macronacional, bem como da integração de jovens em AR no Programa. A análise micro recaiu no Concelho de Évora, onde 30% das jovens de uma Casa de Acolhimento Residencial estão integradas no PIEF, e focou-se nas percepções das Direções de três escolas sobre o caráter inclusivo do Programa, que, segundo as Direções, é visto como uma resposta sem discriminação. No entanto, identificaram-se ameaças ao sucesso dos alunos, como a exclusão socioeconómica e questões de saúde mental, pela ausência de respostas adequadas no concelho, afetando sobretudo jovens em Acolhimento Residencial.
Downloads
Referências
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. Tradução de Sérgio Bath. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
AZEVEDO, Joaquim. Contributos para uma perspectiva antropológica e sociocomunitária da educação. In: FÓRUM "Pensar a escola, preparar o futuro". Lisboa: Secretariado Nacional da Educação Cristã, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. [S. l.]: Edições 70, 1977.
BATISTA, Ana Cristina; FIALHO, Isabel. (Im)possibilidades do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) no caminho da inclusão. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 65, p. 1-18, 2023. DOI: https://doi.org/10.24840/esc.vi65.608
CAMPOS, Joana; DUCHARNE, Maria Barbosa; DIAS, Pedro; RODRIGUES, Sónia. Saúde mental no acolhimento residencial de crianças e jovens: prevalência, fatores de risco e fatores de proteção. In: CONGRESSO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES,3., 2017, Lisboa. Actas [...]. Lisboa: Ordem doa Psicólogos Portugueses, 2017.
CARVALHO, Maria João Leote; SALGUEIRO, Anabela. Pensar o acolhimento residencial de crianças e jovens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
CORREIA, Clara; BARREIRA, Filipa; ROCHA, Leonor; CUNHA, Lurdes. Insucesso e Abandono Escolar: diagnóstico da situação de referência no Alentejo Central Relatório Final. Matosinhos: Alentejo, 2019.
DE ANTONI, C. Vulnerabilidade e resiliência familiar na visão de adolescentes maltratadas. 2000. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
DGE - DIREÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO. Regulamento de constituição e funcionamento de turmas com Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF). Direção Geral da Educação, 2018.
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL. CASA 2023: relatório de caracterização anual da situação de acolhimento das crianças e jovens. Lisboa: Instituto da Segurança Social, 2024
LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gerald. Investigação qualitativa fundamentos e práticas. 5. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2012.
MARTINS, Paula Cristina Martins. Protecção de crianças e jovens em itinerários de risco: representações sociais, modos e espaços. 2004. Tese (Doutorado) - Universidade do Minho, Minho, 2004.
MIGUEL, Rita Ramos; RIJO, Daniel; LIMA, Luiza Nobre. Fatores de risco para o insucesso escolar: a relevância das variáveis psicológicas e comportamentais do aluno. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, n. 46, p. 127-143, 2012. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_7
MORGADO, José Carlos. O estudo de caso na investigação em educação. 3. ed. Santo Tirso: De Facto Editores, 2018.
MOTA, Catarina Pinheiro; MATOS, Paula Mena. OTA, C. P.; MATOS, P. M. Adolescência e institucionalização numa perspectiva de vinculação. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 3, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000300007
PORTUGAL. Lei n.º 147/99, de 1 de setembro. Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. Lisboa: Presidencia da República, 1999a. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/365757/details/maximized. Acesso em: 1 jul. 2024.
PORTUGAL. Despacho-Conjunto n.º 882/99, de 13 de setembro. Define as orientações para a implementação do Sistema de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. Lisboa: Presidencia da República, 1999b. Disponível em: https://www.pgdlisboa.pt/docpgd/files/G.pdf . Acesso em: 1 jul. 2024.
PORTUGAL. Despacho-Conjunto n.º 948/2003, de 26 de fevereiro. Estabelece as orientações para a implementação do Sistema de Atendimento e Acompanhamento a Crianças e Jovens em Risco. Lisboa: Presidencia da República, 2003. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/despacho_conjunton_948-2003.pdf . Acesso em: 01 jul. 2024.
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva. Lisboa: Presidência da República, 2018. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/54-2018-115652961. Acesso em: 1 jul. 2024.
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 164/2019, de 25 de outubro. Estabelece o regime jurídico da gestão de casos de crianças e jovens em risco. Lisboa: Presidencia da República, 2019. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/164-2019-125692191. Acesso em: 1 jul. 2024.
PORTUGAL. Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Portaria n.º 450/2023, de 22 de dezembro. Define o regime jurídico do procedimento de avaliação e acompanhamento das crianças e jovens em risco. Lisboa: Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, 2023. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/450-2023-812826259 . Acesso em: 1 jul. 2024.
PORTUGAL. Governo de Portugal. Programa do XXIV Governo Constitucional da República Portuguesa. Lisboa: Governo de Portugal, 2024. Disponível em: https://www.portugal.gov.pt/gc24/programa-do-xxiv-governo-pdf.aspx. Acesso em: 1 jul. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marília Favinha, Cláudia Chambel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














