O projeto neoliberal nas instituições de ensino representados pela disciplina de Projeto de Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p554

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Neoliberalismo

Resumo

Ao se ter em mente as mudanças realizadas nas instituições escolares brasileiras após as recentes reformas nas diretrizes de ensino, deve-se buscar compreender qual o projeto que embasa tais mudanças. Sendo assim, este trabalho objetiva elaborar uma análise crítica das premissas ideológicas que fazem da escola e da vida dos estudantes um projeto laboral, cujo imperativo é a “felicidade”, ao invés da práxis cidadã que pressupõe os conflitos sociopolíticos. Realizou-se, portanto, uma revisão da literatura existente a respeito dos fatores teóricos e práticos que caracterizam o Projeto de Vida como uma disciplina a ser ofertada na grade curricular no Ensino Médio brasileiro. Tal literatura foi encontrada em portais especializados no compartilhamento de artigos, periódicos e matérias a respeito do tema proposto, como Pepsic e Google Acadêmico. O neoliberalismo deve ser visto não apenas como um modelo econômico, mas como uma forma de construção de subjetividade. Deste modo, entende-se que, por meio da prática de autoafirmação e competitividade proposta pela disciplina Projeto de Vida, o mesmo se faz valer dentro do modelo educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

João Pedro Ruggieri, Universidade do Vale do Paraíba

Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP - 2022. Cursa Pós-Graduação em Psicopedagogia e Neurociências.

Lauro Take Tomo Veloso, Universidade Vale do Paraíba

Doutor em Educação pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP (2018). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2012). Psicólogo pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC (1996). Professor nos cursos de psicologia da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos e da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

RUGGIERI, João Pedro; VELOSO, Lauro Take Tomo. O projeto neoliberal nas instituições de ensino representados pela disciplina de Projeto de Vida. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 554–572, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p554. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49068. Acesso em: 24 nov. 2024.

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