O Twitter na interação entre estudantes em comunidades virtuais de aprendizagem: possibilidades para as práticas educativas no contexto da cibercultura

Autores

  • Bianca Gomes de Souza Prefeitura Municipal de Londrina
  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-1392-1605
  • Analígia Miranda da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p135

Palavras-chave:

Twitter, Aprendizagem, Comunidade virtual de aprendizagem

Resumo

Em ambientes virtuais em que ocorre interação entre alunos, muitas vezes, são criadas comunidades objetivando produzir e distribuir conteúdos relacionados à rotina de estudos, organização, dicas, entre outros. Nesse sentido, a pesquisa buscou investigar em que medida o Twitter pode se configurar como espaço de trocas de experiências entre os estudantes. Como encaminhamento metodológico, foi realizada uma pesquisa na comunidade virtual de aprendizagem do Twitter, na qual foi utilizada a análise de conteúdo nas publicações, relacionando-as às categorias que organizam os níveis de interação em comunidades virtuais de aprendizagem, sendo elas: partilha de materiais, debate e criação de materiais em conjunto. Os resultados apontam para uma utilização do Twitter como um espaço em que estudantes podem dialogar acerca de tópicos relativos aos estudos, partilhar materiais e trocar experiências. Entretanto, a pesquisa revelou que o potencial da plataforma não é totalmente explorado, uma vez que ficou evidente que o debate é um elemento escasso na comunidade investigada. Conclui-se que, embora o Twitter se apresente como um espaço com diversas potencialidades, é necessário que os usuários se apropriem mais do local e utilizem-no para debater, para construir em conjunto com mais frequência e para promover diálogos mais significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Gomes de Souza, Prefeitura Municipal de Londrina

 Graduada em Pedagogia. Professora de Educação Básica pela Prefeitura Municipal de Londrina.

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação. Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL).

Analígia Miranda da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação. Docente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Referências

ALVES, André Luiz; MOTA, Marlton Fontes; TAVARES, Thiago Passos. O Instagram no processo de engajamento das práticas educacionais: a dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Revista Rios Eletrônica, São Francisco, n. 19, p. 25-43, 2018.

BARBOSA, Maria Naftally Dantas; PAIVA,Emanuella Rodrigues Veras da Costa; MORAIS,Paulo Henrique de; GOIS,Adriano Lucena de; MORAIS,Micharlyson Carlos de. O uso da rede social instagram como ferramenta potencializadora do ensino-aprendizagem: estudo de caso do perfil “vai cair no enem”. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,7., 2020, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 1-12.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. 226 p.

CARNEIRO, Leonardo de Andrade; GARCIA, Leandro Guimarães; BARBOSA, Gentil Veloso. Uma revisão sobre aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias. DESAFIOS:Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins,Tocantis, v. 7, n. 2, p. 52-62, 27 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uftv7-7255

CARRASCO, Paola Aldunate; CARRILLO, M. J.; BAZLEY, K.; VERGARA, A.; CONTRERAS, A. Foros virtuales y construcción de conocimientoenprofesionales de lasalud.EnfermeríaUniversitaria, Ciudad de México, v. 14, n. 3, p. 184-190, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.reu.2017.06.002

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

CASTRO, Gisela; BIADENI, Bianca. Studygrams: comunicação, consumo e os novos modos de estudar do estudante conectado. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019, Belém. Anais [...]. Belém: INTERCOM, 2019. p. 1-15.

COELHO, Willyans Garcia; TEDESCO, Patricia Cabral de Azevedo Restelli. A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem: presença social e suas implicações para Educação a Distância. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 2017, v. 22, n. 70, p. 609-624. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782017227031

CORREIA, Joana Duarte; HENRIQUES, Susana. EaD e eLearning na perspectiva da teoria das redes: uma proposta metodológica. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 44-58, abr. 2021.

CUNHA, Barbara Kauany de Castro; SOUZA, Daniela de Souza e; CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. Cibercultura além do conceito: a televigilância retratada em Jogos Vorazes. In:CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 19., 2017, Fortaleza. Anais [...].Fortaleza: Ufca, 2017. p. 1 - 10.

DUTRA, Marlene de Alencar; FERREIRA, Edith Maria Batista; THERRIEN, Jacques; LIMA E SILVA, Joselma Ferreira.Vitual diaspora: process of idetification and belonging in a virtual learning community. Research, Society andDevelopment, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 6, p. e147963572, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i6.3572. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3572

ELLIS, David; OLDRIDGE, Rachel; VASCONCELOS, Ana. Community and virtual community. Annual Review of Information Science and Technology, White Plains, v. 38, p. 145-186, 2004. DOI: https://doi.org/10.1002/aris.1440380104

FERNANDES, Raquel Moreira Machado. Studygram: Interação e compartilhamento de processos de ensino-aprendizagem através do Instagram. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 2018, Fortaleza. Anais [...].Fortaleza: CBIE, 2018, p. 1964-1967.

FROES, Terezinha; CARDOSO, Antônio. Práticas pedagógicas utilizando um ambiente virtual de aprendizagem para construção colaborativa do conhecimento. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 3, n. 2, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LALUEZA, José Luis; CRESPO, Isabel; CAMPS, Silvia. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In: COLL, César; MONEREO, Charles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 47-65.

LAPA, Andrea; GIRARDELLO, Gilka. Gestão em rede na Primavera Secundarista. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (org.).Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons [online]. Salvador: Ilhéus: EDUFBA: EDITUS, 2017. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523220204.0003

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores. Revista Internacional de TecnologíasenlaEducación, Espanha, v. 4, n. 1, p. 49-56, 2017. DOI: https://doi.org/10.37467/gka-revedutech.v4.1390

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; LIMA, Claudia Maria de; SILVA, AnalígiaMiranda da. Avaliação da aprendizagem como mediação pedagógica na formaçãoconceitual de universitários.Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0901–0919, mar. 2022. Disponível em:https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15814. Acesso em:7nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.15814

OLIVEIRA, Isolina; MIRANDA, Branca; BARREIRA, Carlos Manuel Folgado. A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, Lisboa, v. 3 n. 1, p. 19-36, mar. 2020.

PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; STRUCHINER, Miriam. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 413-430, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320160020009

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RETAMAR, Hugo Jesús Correa. Facebook como ferramenta de interação extraclasse para aprendizes de língua espanhola. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 1, p. 97-115, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/010318135091181231

RHEINGOLD, Howard. The virtual community: homesteading on the electronic frontier. Cambridge: MIT Press, 1993.

SALVADOR, Daniel Fábio et al. Comunidade virtual aprendizagem para professores de biologia e ciências: avaliação da utilização e desafios. Revista Electrónica de InvestigaciónenEducaciónenCiencias, Buenos Aires, v. 12, n. 1, p. 12-22, 2017. DOI: https://doi.org/10.54343/reiec.v12i1.214

SILVA, Alexandre José de Carvalho; MARTINS, Ronei Ximenes. Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blendedlearning na educação básica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 16, p. 95-95, 2017. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.284

TIC KIDS Online Brasil 2021: 78% das crianças e adolescentes conectados usam redes sociais. Cetic.br, São Paulo, 16 ago. 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/tic-kids-online-brasil-2021-78-das-criancas-e-adolescentes-conectados-usam-redes-sociais/. Acesso em: 26 set. 2022.

TWITTER. Perguntas frequentes de novos usuários. [S. l.]: Twitter, 2022a. Disponível em: https://help.twitter.com/pt/resources/new-user-faq. Acesso em: 17 set. 2022.

TWITTER. Primeiros passos com o Twitter: curta os tweets e demonstre seu apoio. [S. l.]: Twitter, 2022b. Disponível em: https://help.twitter.com/pt/resources/twitter-guide/topics/how-to-get-started-with-twitter/how-to-like-a-tweet-on-twitter-twitter-help. Acesso em: 17 set. 2022.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

SOUZA, Bianca Gomes de; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; SILVA, Analígia Miranda da. O Twitter na interação entre estudantes em comunidades virtuais de aprendizagem: possibilidades para as práticas educativas no contexto da cibercultura. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 135–151, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p135. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48158. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.