Formação de formadores: paradigmas formativos e saberes profissionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p221Palavras-chave:
Educação, Paradigmas da Formação, Formação de professores, Saberes DocentesResumo
Trata-se de uma investigação que tem como objeto de pesquisa os paradigmas da formação de professores e os saberes necessários ao processo formativo. Objetivamos mapear os paradigmas da formação de professores e os saberes constituintes da profissão docente. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso que articula os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, entrevistas orais e temáticas, transcritas e textualizadas. Privilegiou-se a abordagem quali-quantitativa na perspectiva histórico-cultural. Os sujeitos, investigados, foram os professores formadores atuantes em curso de licenciatura em História e em Pedagogia. O estudo evidenciou uma multiplicidade de paradigmas de formação de professores, como estes constituíram identidades profissionais e como os professores colaboradores se apresentaram frente a estes paradigmas. Os paradigmas demandam saberes específicos e estes vêm de fontes variadas, destacando-se os saberes da experiência profissional docente, bem como as interfaces e relações entre o processo de formação, os saberes, as práticas docentes. Podemos afirmar que os formadores investigados possuem características constitutivas da profissionalidade dos formadores de professores.Downloads
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