Percepções dos professores de matemática sobre a importância da língua portuguesa no ensino-aprendizagem da matemática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p369Palavras-chave:
Língua Materna, Formação Inicial do Professor, Ensino de Matemática.Resumo
O presente artigo é consequente de uma pesquisa desenvolvida durante o curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade do Estado de Mato Grosso. Nosso objetivo foi analisar a contribuição do conhecimento da Língua Portuguesa no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, a partir das percepções dos professores que ensinam Matemática nas Escolas da rede estadual, situadas na cidade de Araputanga, Mato Grosso, Brasil. Procuramos responder ao seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do conhecimento do padrão linguístico (língua portuguesa) no ensino-aprendizagem da Matemática, a partir das percepções dos professores de matemática? O método foi pesquisa de campo com entrevista semiestruturada para coleta de dados e, para o tratamento, a análise de conteúdo por categorização (Bardin, 2016). A amostra dos participantes foi de 10 professores licenciados em Matemática, num universo de 15 professores. Os resultados indicam que, nas percepções dos professores, o conhecimento do padrão da língua portuguesa é de fundamental relevância para o ensino-aprendizagem da Matemática, pois, permite: explicação e expressão acessível dos enunciados matemáticos; facilidade para compreensão e interpretação; conhecimento das regras gramaticais; flexibilidade no discurso; facilidade na escrita e; habilidade na comunicação.Downloads
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