O processo de evasão de estudantes deficientes na educação superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa/MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p161Palavras-chave:
Ensino Superior, Sistema de Cotas, Evasão.Resumo
O presente artigo retrata o processo de evasão de estudantes deficientes no Ensino Superior, da Universidade Federal de Viçosa - campus de Viçosa. Especificamente, objetivou-se apontar os fatores responsáveis pela evasão dos estudantes que ingressaram por meio da política de cotas para pessoas com deficiência, nos anos de 2018 e 2019. Para tanto, foram apresentados os conceitos sobre evasão discutidos nas pesquisas nacionais e de acordo com a concepção da instituição. Utilizou-se também de informações do sistema acadêmico institucional, com a perspectiva de filtrar os casos de evasão e suas características. Constatou-se que a maioria das evasões era de estudantes do sexo masculino, motivadas pelo processo de abandono, sendo os cursos com maiores índices de evasão os da área de Ciências Exatas e Tecnológicas. Conclui-se sobre a necessidade de intervenções estruturadas em três eixos: motivação permanente, permanência e apoio acadêmico.Downloads
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