Circuito de autorregulação da aprendizagem: interlocuções com os universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p43

Palavras-chave:

Oficina pedagógica, Estratégias de aprendizagem, Estudante universitário, Ensino Superior

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os significados e os desafios enfrentados por estudantes universita?rios a partir de oficinas que investiram em práticas associadas à autorregulac?a?o da aprendizagem no contexto universitário. O trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Modos de aprender no ambiente universitário: da autorregulação aos projetos de vida”, que inclui o Circuito APRENDIZagem: autorregulação para aprender, realizado pelo grupo de Estudos e Pesquisa em Aprendizagem Autorregulada – GEPAAR. Os dados foram reunidos por meio um questionário de informações demográficas no qual constavam informações sobre o curso em que os estudantes estavam matriculados, como também os motivos que os levaram a escolher as oficinas das quais participaram. Uma narrativa foi solicitada aos participantes ao final das oficinas. Cada estudante foi convidado a refletir sobre as dificuldades enfrentadas, bem como possíveis contribuições para o processo de aprendizagem. Apontaram também sugestões para a sequência do trabalho. Os dados foram analisados de forma qualitativa seguindo preceitos da análise de conteúdo. Constatou-se que os participantes revelaram que as oficinas oportunizaram um espaço importante de reflexão, trocas de experiências e aprimoramento das estratégias autorregulatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Dra. em Educação. Professora da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora Pq2/CNPq. Professora Associada UFPel

Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda PPGE em Educação - Fae. Universidade Federal de Pelotas

Referências

BANDURA, A. A teoria social cognitiva na perspectiva da agência. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. (org.). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 69-96.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BZUNECK, J. A.; RUFINI, S. É. Aprendizagem escolar em contextos competitivos. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (org.). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

CNPQ. Tabela de áreas do conhecimento. 2018. Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/186158/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.

FREITAS-SALGADO, F. A. Autorregulação da aprendizagem: intervenção com alunos ingressantes. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
GANDA, D. R. A autorregulação da aprendizagem de alunos em curso de formação de professores: um programa de intervenção. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

GOMES, G.; SOARES, A. B. Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 780-789, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v26n4/19.pdf. Acesso em: 20 set. 2017.

HADWIN, A. F.; JÄRVELÄ, S.; MILLER, M. Self-regulated, co-regulated, and socially shared regulation of learning. In: ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. Handbook of self-regulation of learning and performance. Londres: Routledge, 2011. v. 30, p. 65-84.

JÄRVELÄ, S.; HADWIN, A. New frontiers: regulating learning in CSCL. Educational Psychologist, Hillsdale, v. 48, n. 1, p. 25­39, 2013.

MARTINS, R. M. M. Estratégias de aprendizagem em universitários: avaliação e intervenção. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, 2016. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/427/17279032934113009.pdf. Acesso em: 20 abr. 2016.

MIRANDA, C. A. G. R.; NONTICURI, A. R.; FRISON, L. M. B. Estratégias autorregulatórias para o controle do desempenho em estudantes universitários: mudanças após processo reflexivo. Revista de Estudios e Investigacion en Psicología Y Educación, Elviña, n. 1, 2017. DOI: 10.17979/reipe.2017.0.01.2726.

MIRANDA, C. A. G. R.; SCHIAVON, A. A.; FRISON, L. M. B. Circuito de autorregulação para aprender – APRENDIZagem: uma proposta para o envolvimento estudantil. In: CIDU – CONGRESSO IBERO-AMERICANA DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 10., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUCRS, 2018. p. 1-10.

PANADERO, E.; JÄRVELÄ, S. Socially shared regulation of learning: a review. European Psychologist, London, v. 20, n. 3, p. 190­203, 2015. DOI: 10.1027/1016­9040/a000226.

RAMDASS, D.; ZIMMERMAN, B. J. Developing self-regulation skills: the important role of homework. Journal of Advanced Academics, Thousand Oaks, v. 22, n. 2, p. 194-218, 2011.

ROSÁRIO, P.; MOURÃO, R.; SOARES, S.; ARAÚJO, J. F.; NUÑEZ PEREZ, J. C.; GONZÁLEZ-PIENDA, P.; GRÁCIO, M. L.; CHALETA, E.; SIMÕES, F.; GUIMARÃES, C. Promover as competências de estudo na universidade: projeto cartas do Gervásio ao seu umbigo. Psicologia da Educação, Covilha, v. 4, n. 2, p. 57-69, 2005.

SÁEZ, F. M.; DÍAZ, A. E.; PANADERO, E.; BRUNA, D. V. Revisión sistemática sobre competencias de autorregulación del aprendizaje en estudiantes universitarios y programas intracurriculares para su promoción. Formación Universitaria, La Serena, v. 11, n. 6, dez. 2018. DOI: 10.4067/S0718­50062018000600083.

SCHIAVON, A. A.; MIRANDA, C. A. G. R.; FRISON, L. M. B. Motivação dos acadêmicos para o envolvimento em oficinas autorregulatórias. In: CIDU – CONGRESSO IBERO-AMERICANA DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 10., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUCRS, 2018. p. 1-10.

VEIGA SIMÃO, A. M.; FRISON, L. M. B. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, p. 2-20, 2013.

VIEIRA, E.; VALQUIND, L. Oficinas de ensino: o quê? por quê? como?. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

ZIMMERMAN, B. J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Educational Psychology, Arlington, v. 81, n. 3, p. 329-339, 1989.

ZIMMERMAN, B. J. Achieving self-regulation: the trial and triumph of adolescence. In: PAJARES, F.; URDAN, T. (ed.). Academic motivation of adolescents. Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2002. p. 1-27.

ZIMMERMAN, B. J. Attaining self-regulation: a social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P.; ZEIDNER, M. (ed.). Handbook of self-regulation. San Diego: Academic Press, 2000. p. 13-39.

ZIMMERMAN, B. J. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychologist, Hillsdale, v. 48, n. 3, p. 135-147, 2013.

ZIMMERMAN, B. J. Self-regulation: where metacognition Intersect. In: HACKER, D. J.; DUNLOSKY, J.; GRAESSER, A. C. Handbook of metacognition in education. Ney York: Routledge, 2009. p. 299-316.

ZIMMERMAN, B. J.; RISEMBERG, R. Self-regulatory dimensions of academic learning and motivation. In: PHYE, G. D. (ed.). Handbook of academic learning. Cambridge: Academic Press, 1997. p. 105-125.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; MIRANDA, Célia Artemisa Gomes Rodrigues. Circuito de autorregulação da aprendizagem: interlocuções com os universitários. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 1, p. 43–68, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35563. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.