Inteligencia artificial utilizada en auditoría de recursos públicos destinados a la alimentación escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.49741Palabras clave:
Inteligencia artificial, Auditoría pública, Recursos públicos, Alimentación escolar, Análisis de datosResumen
La implementación de la Inteligencia Artificial (IA) en la auditoría pública es crucial para modernizar los procesos administrativos, especialmente en la lucha contra la corrupción. La IA le permite analizar de manera eficiente grandes conjuntos de datos, identificando patrones y anomalías que a menudo escapan a la detección humana. La investigación aborda la eficiencia y los beneficios de las herramientas de IA, como Operação Serenata de Amor (OSA), Tender Analysis, Notices (ALICE), Querido Diário, Argus Tool, Guided Risk Assessment per Assistant (GRAA), EY Blockchain Analyzer y PwC Cash.ai, en la fiscalización de los recursos públicos destinados a la alimentación escolar. La corrupción en este contexto, identificada por la Contraloría General de la Unión (CGU), revela un importante desvío de recursos. La revisión de la literatura destaca la eficacia de la IA para reducir los errores humanos, garantizando un enfoque objetivo y coherente de la auditoría. Herramientas como OSA, ALICE, Querido Diário, Argus, GRAA, EY Blockchain Analyzer y PwC Cash.ai desempeñan papeles cruciales en la auditoría, contribuyendo a la transparencia, la prevención del fraude y la eficacia en la gestión de los recursos destinados a la alimentación escolar. En conclusión, la implementación de la IA en la auditoría de los recursos públicos, especialmente la alimentación escolar, aporta numerosos beneficios, promoviendo una administración más responsable y transparente de los recursos públicos.
Descargas
Citas
BELIK, Walter; CHAIM, Núria Abrahão. O programa nacional de alimentação escolar e gestão municipal: eficiência administrativa, controle social e desenvolvimento local. Revista de Nutrição, São Paulo, v. 22, n. 5, p. 595-607, out. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732009000500001.
BONYUET, Derrick. Visão geral e impacto do blockchain na auditoria. Revista Internacional de Pesquisa em Contabilidade Digital, Aveiro, v. 20, p. 31-43, 2020. Disponível em: https://www.uhu.es/ijdar/10.4192/1577-8517-v20_2.pdf. Acesso em: 2 maio 2024.
BRASIL. Lei complementar n. 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp101.htm. Acesso em: 2 maio 2024.
CAMPUS party: entenda a operação serenata de amor. Agência Brasil, Brasília, DF, 6 jun. 2017. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2017-06/campus-party-entenda-operacao-serenata-de-amor. Acesso em: 17 jun. 2016.
COSTA, Marcos Bemquerer; BASTOS, Patrícia Reis Leitão. Alice, Monica, Adele, Sofia, Carina e Ágata: o uso da inteligência artificial pelo tribunal de contas da união. Contextus, Goiânia, v. 1, p. 24, jan./jun. 2020. Disponível em: https://revcontext.tce.go.gov.br/index.php/context/article/download/59/57/344. Acesso em: 14 jun. 2023.
BEZERRA, José Arimatea Barros. Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 103-115, jan./abr. 2009.
DAL POZZO, Flavio. Operação serenata de amor: análise de um projeto de tecnologia cívica que usa inteligência artificial para auditar contas públicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/215308/001118945.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 jun. 2022.
DELOITTE. 16 Artificial Intelligence projects from Deloitte Practical cases of applied AI. 2018. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/nl/Documents/innovatie/deloitte-nl-innovatie-artificial-intelligence-16-practical-cases.pdf. Acesso em: 8 maio 2024.
FONSECA, Renata Salles Silva da. Pontuação e posições de amostra dos primeiros 100 de 180 países no índice de percepção da corrupção de 2012 a 2022. [S. l.: Transparência Internacional, 2023]. Disponível em: https://transparenciainternacional.org.br/ipc/. Acesso em: 10 jun. 2022.
GOTTSELIG, Fernando. Alice no país das auditorias: uma jornada pelas licitações públicas. 2022. Monografia (Especialização em Ciência de Dados Aplicada a Políticas Públicas) - Escola Nacional de Administração Pública, Brasília, DF, 2022. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7350. Acesso em: 14 jun. 2022.
LOPES, Bruno de Jesus. Análise da implementação do programa nacional de alimentação escolar: PNAE a partir de instrumentos de avaliação de políticas e fiscalização de programas governamentais. 2017. Tese (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2017. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7350. Acesso em: 14 jun. 2022.
MEIRA, Mariana Filipa Pinto. O impacto da inteligência artificial na auditoria. 2019. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Finanças) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/124519. Acesso em: 14 jun. 2022.
OLIVEIRA, Maria Abadia de; SANTOS, Maria Gabriela Amorim; AMORIM, Dênia Aparecida de. Contabilidade: da evolução histórica à adaptação tecnológica. GeTeC, Monte Carmelo, v. 12, n. 41, 20-38, ago. 2023. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/getec/article/view/3085. Acesso em:
OLIVEIRA, Tiago Chaves; ROCHA, André Luiz Monteiro da; REZENDE, Matheus Scatolino de. Alice: desafios, resultados e perspectivas da ferramenta de auditoria contínua de compras públicas governamentais com uso de inteligência. Revista da CGU, Brasília, DF, v. 14, n. 26, p. 296-308, 2022. DOI: https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v14i26.530.
OPERAÇÃO SERENATA DE AMOR. Operação serenata de amor: inteligência artificial para controle social da administração pública. [S. l., 2024]. Disponível em: https://serenata.ai/. Acesso em: 20 jun. 2022.
PALAZI, Ana Paula. Inteligência artificial a serviço da fiscalização das contas públicas. Portal Unicamp, Campinas, 21 jul. 2022. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2022/07/21/inteligencia-artificial-servico-da-fiscalizacao-das-contas-publicas. Acesso em: 20 jun. 2022.
QUERIDODIÁRIO. 2022. https://ok.org.br/projetos/querido-diario/. Acesso em: 20 jun. 2022.
TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL BRASIL. Índice de percepção da corrupção. São Paulo: Transparência Internacional, 2023. Disponível em: https://transparenciainternacional.org.br/ipc/. Acesso em: 10 jun. 2022.
ZEMÁNKOVÁ, Aneta. Artificial intelligence and blockchain in audit and accounting: literature review. WSEAS Transactions on Business and Economics, República Tcheca, v. 16, n. 1, p. 568-581, 2019. Disponível em: https://www.wseas.org/multimedia/journals/economics/2019/b245107-089.pdf. Acesso em: 14 jun. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Renata Salles Silva, Wilson de Souza Melo Junior, Ana Gleice da Silva Santos, Charles Bezerra do Prado

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














