Entre directrices, objetivos y resultados: monitorización y evaluación de la educación en Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p284Palabras clave:
Planificación educativa, Monitorización, Sorocaba/SPResumen
El objetivo principal de este artículo fue analizar la percepción de la Coordinadora de Seguimiento y Evaluación sobre la agenda de trabajo establecida, el flujo de monitoreo y el flujo de evaluación y derivación para corrección de flujos, de acuerdo con las metas trazadas en sus Planes Municipales de Educación, especialmente para este estudio, se destaca el municipio de Sorocaba/SP. Se trata de una investigación exploratoria, de carácter cualitativo, con análisis documental como técnica inicial, que buscó comprender la totalidad y las contradicciones de las relaciones sociales presentes en el contexto de monitoreo y evaluación del PME durante su período (2014-2024), con énfasis en el municipio de Sorocaba/SP. Los estudios señalaron la necesidad de una construcción más comprometida de la planificación educativa, específicamente del PME, para que su monitoreo y evaluación se estructuren de manera que la sociedad tenga acceso a la información.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. PNE em movimento: caderno de orientações para monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. Brasília, DF: MEC, 2016a. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/pne_pme_caderno_de_orientacoes_final. PDF. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório do 1. ciclo de monitoramento das metas do pne: biênio 2014 - 2016. Brasília, DF: INEP, 2016b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/outras_acoes/estudos_pne/2016/relatorio_pne_2014_a_2016.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. O Plano municipal de Educação: caderno de orientações. Brasília: MEC, 2014a.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Aprova o plano nacional de educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório do 2. ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação 2018. Brasília, DF: INEP, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_segundo_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_pne_2018_2_edicao.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório do 3. ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação 2020. Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_terceiro_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): linha de base. Brasília, DF: INEP, 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
SÃO PAULO. Lei n. 16.279, de 8 de julho de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação de São Paulo e dá outras providências. São Paulo: Alesp, 2016. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/?id=178720. Acesso em: 10 dez. 2022.
SOROCABA. Decreto n. 22.011, de 23 de outubro de 2015. Dispõe sobre a organização, competência e procedimentos referentes aos dados gerais do município, diagnósticos da educação e indicadores para acompanhamento do Plano Municipal de Educação (PME). Sorocaba: Prefeitura de Sorocaba, 2015. Disponível em: https://educacao.sorocaba.sp.gov.br/dadoseducacionais/wp-content/uploads/sites/14/2021/08/decreto-22011-2015-sorocaba-sp.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
SOROCABA. Decreto n. 23.069, de 19 de setembro de 2017. Institui o Fórum Permanente Municipal de Educação e dá outras providências. Sorocaba: Prefeitura de Sorocaba, 2017. Disponível em: http://leismunicipa.is/sceov. Acesso em: 10 dez. 2022.
SOROCABA. Ofício GS/SEDU n. 739/2016. Atendimento ao requerimento sem número de 28 de junho de 2016. Sorocaba: Prefeitura de Sorocaba, 2016a.
SOROCABA. Portaria SEDU n. 32/2016. Dispõe sobre a criação da equipe técnica de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação-PME. Sorocaba: Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, 2016b. Disponível em: http://www.cmeso.org/wp-content/uploads/2017/06/PORTARIA-SEDU-n%C2%BA-32-2016.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
SOROCABA. Portaria SEDU n. 40/2014. Dispõe sobre a criação da comissão executiva e a de sistematização e acompanhamento do Plano Municipal de Educação -PME. Jornal do Município de Sorocaba, Sorocaba, ano 24, n. 1.649, 22 ago. 2014. Disponível em: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/agencia-teste-1.649-22-de-agosto-de-2014.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
SOROCABA. Processo administrativo n. 2016/035.186-2. Monitoramento e avaliação do PME/secretaria da educação de Sorocaba/SP. Sorocaba: Prefeitura de Sorocaba, 2016c.
SOROCABA. Secretaria da Educação. Ata da 524 reunião. Sorocaba: Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, 2019. Disponível em: http://www.cmeso.org/wp-content/uploads/2019/04/Ata-524a-reuniao-ordinaria-13-03-2019.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
SOUSA, Marcondes Fernandes. Conceitos básicos em monitoramento e avaliação. Brasília, DF: SAGI, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, Paulo Gomes Lima

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.