Entrevista com o professor Henry Giroux: esperança em meio à crise do neoliberalismo e à ascensão do neofascismo - perspectivas contra-hegemônicas para a educação democrática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.53291

Keywords:

Pedagogia crítica, Henry Giroux, Neoliberalismo, Neofascismo, Direitos humanos

Abstract

A entrevista com o Professor Henry Giroux explora sua trajetória intelectual no campo da pedagogia crítica, destacando sua defesa da educação democrática como ferramenta de transformação social. Reconhecido por analisar os impactos do neoliberalismo e da ascensão do neofascismo, Giroux propõe uma pedagogia da resistência fundamentada em epistemologias críticas e no papel dos professores como agentes de mudança. A conversa aprofunda estratégias para enfrentar o autoritarismo, combater as desigualdades e reconstruir projetos democráticos por meio da educação. Nesse contexto de retrocessos globais, surge a seguinte questão: como podemos continuar cultivando a esperança como um ato político e pedagógico de resistência e reinvenção da democracia?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Henry Giroux, McMaster University

Honorary Doctorate recipient from Memorial University (Canada), Chapman University (California), University of the West of Scotland, the Center for Latin American Studies in Inclusive Education (CELEI), and Complutense University of Madrid. Professor in the Department of Cultural Studies at the Faculty of Humanities, McMaster University. Hamilton, Ontario, Canada. Email: girouxh@mcmaster.ca. 

Luiz Gustavo Tiroli, Londrina State University

PhD candidate in Education at the State University of Londrina (UEL). Bachelor of Laws from the State University of Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brazil. Email: tiroli@uel.br.

Adriana Regina de Jesus Santos, Londrina State University

PhD in Education from the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). Faculty member at the State University of Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brazil. Email: adrianar@uel.br

References

.

Published

2025-06-25

How to Cite

GIROUX, Henry; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Entrevista com o professor Henry Giroux: esperança em meio à crise do neoliberalismo e à ascensão do neofascismo - perspectivas contra-hegemônicas para a educação democrática. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.53291. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/53291. Acesso em: 6 dec. 2025.