A construção de relações mentais geométricas em um padrão de atividade de quebra-cabeças aos quatro anos

Authors

  • Christina Sales Universidade de Iowa do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p408

Keywords:

constructivist, pattern block puzzles, Genetic epistemology, microanalysis

Abstract

Utilizando a perspectiva da pesquisadora construtivista Constance Kamii sobre autonomia, conhecimento físico, social e lógico-matemático, esta pesquisa investiga um método curricular desenvolvido para envolver crianças pequenas na construção do conhecimento geométrico. Para estudar esse método, foi projetada uma intervenção de sete semanas com com quebra-cabeça em bloco para crianças de quatro anos, em uma sala de aula construtivista. Todas as crianças foram consideradas como de risco para fracasso escolar. A investigação está enraizada nas minhas experiências insatisfatórias sobre os padrões aplicados nas minhas salas de aula pré-escolares. Os dados foram obtidos a partir da avaliação pré e pós-teste aplicada para verificar os efeitos da intervenção em todas as crianças e a partir de observações do comportamento das crianças que se envolveram na atividade. A teoria do conhecimento e da inteligência de Piaget (1936/1952), Piaget e Inhelder, 1948/1956) foi o marco para a análise qualitativa detalhada do progresso exemplar durante a intervenção. Resultados de pré e pós-testes e microanálises indicam que as crianças fizeram progressos significativos em sua construção do conhecimento geométrico. As crianças aprenderam a combinar formas com espaços correspondentes e distinguir e coordenar os tamanhos dos ângulos e espaços. Descrevo usando uma série de desenhos detalhados, das ações de um exemplar durante a atividade. Concluo com sugestões para novas pesquisas e implicações educacionais.

Author Biography

Christina Sales, Universidade de Iowa do Norte

B.S. in Child Development from Iowa State University. Founder of the Freeburg School at the University of Northern Iowa. Assistant professor at UNI. Constructivist researcher who has brought many contributions to Brazilian education by conveying her research supported by the Piagetian theoretical framework in events in Brazil. Member of the Jean Piaget Society, Geneva-Switzerland. Without access to ORCID and e-mail of the researcher.

References

CLEMENTS, Douglas; BATTISTA, Michael T.; SARAMA, Julie. Angles. In: GRINSTEIN, L.ouise; LIPSEY, Sally (ed.). Encyclopedia of mathematics education. New York: Routledge Falmer, 2001. p. 27-30.

KAMII, Constance. Number in preschool and kindergarten: educational implications of Piaget’s theory. Washington: National Association for the Education of Young Children 1982.

KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Physical knowledge in preschool education: implications of Piaget's theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993. Original work published 1978.

KRAUS-BOELTE, Maria; KRAUS, John. The kindergarten guide. New York: E. Steiger & Co., 1882.

MONTESSORI, Maria. Dr. Montessori's own handbook. New York: Schocken Books, 1965. Original work published, 1914.

MONTESSORI, Maria. The Montessori method. New York: Schocken Books, 1964. Original work published, 1912.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Principles and standards for school mathematics. Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 2000.

PIAGET, Jean. Linguagem e pensamento da criança. São Paulo: Ed Martins Fontes, 1963. Original work published, 1932.

PIAGET, Jean. Intelligence and affectivity: their relation during child development. Translation T. A. Brown and C. E. Kaegi. Berkeley: University of California Press, 1981. Original work published, 1954.

PIAGET, Jean. The child’s conception of reality. Translation M. Cook. New York: Basic Books, 1954. Original work published, 1937.

PIAGET, Jean. The equilibration of cognitive structures. Translation A. Rosin. New York: Viking Press, 1985. Original work published, 1975.

PIAGET, Jean. The origins of intelligence in children. Translation M. Cook. New York: International University Press, 1952. Original work published, 1936. DOI: https://doi.org/10.1037/11494-000

PIAGET, Jean; GARCIA, Rolando. Toward a logic of meanings. Translation P. M. Davidson and J. Easley. Hillsdale: Erlbaum Associates, 1991. Original work published, 1987.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. The child’s conception of space. Translation F. J. Langdon, J. L. Lunzer. New York: Norton, 1956. Original work published, 1948.

SALES, Christina; HILDEBRANDT, C. Desenvolvendo o raciocínio geométrico com a utilização de blocos padronizados. Devries, Rheta et al. O curriculo construtivista na educação infantil: práticas e atividades. Porto Alegre: ARTMED, 2004. p. 175-191.

Published

2022-12-23

How to Cite

SALES, Christina. A construção de relações mentais geométricas em um padrão de atividade de quebra-cabeças aos quatro anos . Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 408–429, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p408. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47475. Acesso em: 25 jul. 2024.