A construção de relações mentais geométricas em um padrão de atividade de quebra-cabeças aos quatro anos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p408Keywords:
constructivist, pattern block puzzles, Genetic epistemology, microanalysisAbstract
Utilizando a perspectiva da pesquisadora construtivista Constance Kamii sobre autonomia, conhecimento físico, social e lógico-matemático, esta pesquisa investiga um método curricular desenvolvido para envolver crianças pequenas na construção do conhecimento geométrico. Para estudar esse método, foi projetada uma intervenção de sete semanas com com quebra-cabeça em bloco para crianças de quatro anos, em uma sala de aula construtivista. Todas as crianças foram consideradas como de risco para fracasso escolar. A investigação está enraizada nas minhas experiências insatisfatórias sobre os padrões aplicados nas minhas salas de aula pré-escolares. Os dados foram obtidos a partir da avaliação pré e pós-teste aplicada para verificar os efeitos da intervenção em todas as crianças e a partir de observações do comportamento das crianças que se envolveram na atividade. A teoria do conhecimento e da inteligência de Piaget (1936/1952), Piaget e Inhelder, 1948/1956) foi o marco para a análise qualitativa detalhada do progresso exemplar durante a intervenção. Resultados de pré e pós-testes e microanálises indicam que as crianças fizeram progressos significativos em sua construção do conhecimento geométrico. As crianças aprenderam a combinar formas com espaços correspondentes e distinguir e coordenar os tamanhos dos ângulos e espaços. Descrevo usando uma série de desenhos detalhados, das ações de um exemplar durante a atividade. Concluo com sugestões para novas pesquisas e implicações educacionais.
References
CLEMENTS, Douglas; BATTISTA, Michael T.; SARAMA, Julie. Angles. In: GRINSTEIN, L.ouise; LIPSEY, Sally (ed.). Encyclopedia of mathematics education. New York: Routledge Falmer, 2001. p. 27-30.
KAMII, Constance. Number in preschool and kindergarten: educational implications of Piaget’s theory. Washington: National Association for the Education of Young Children 1982.
KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Physical knowledge in preschool education: implications of Piaget's theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993. Original work published 1978.
KRAUS-BOELTE, Maria; KRAUS, John. The kindergarten guide. New York: E. Steiger & Co., 1882.
MONTESSORI, Maria. Dr. Montessori's own handbook. New York: Schocken Books, 1965. Original work published, 1914.
MONTESSORI, Maria. The Montessori method. New York: Schocken Books, 1964. Original work published, 1912.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Principles and standards for school mathematics. Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 2000.
PIAGET, Jean. Linguagem e pensamento da criança. São Paulo: Ed Martins Fontes, 1963. Original work published, 1932.
PIAGET, Jean. Intelligence and affectivity: their relation during child development. Translation T. A. Brown and C. E. Kaegi. Berkeley: University of California Press, 1981. Original work published, 1954.
PIAGET, Jean. The child’s conception of reality. Translation M. Cook. New York: Basic Books, 1954. Original work published, 1937.
PIAGET, Jean. The equilibration of cognitive structures. Translation A. Rosin. New York: Viking Press, 1985. Original work published, 1975.
PIAGET, Jean. The origins of intelligence in children. Translation M. Cook. New York: International University Press, 1952. Original work published, 1936. DOI: https://doi.org/10.1037/11494-000
PIAGET, Jean; GARCIA, Rolando. Toward a logic of meanings. Translation P. M. Davidson and J. Easley. Hillsdale: Erlbaum Associates, 1991. Original work published, 1987.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. The child’s conception of space. Translation F. J. Langdon, J. L. Lunzer. New York: Norton, 1956. Original work published, 1948.
SALES, Christina; HILDEBRANDT, C. Desenvolvendo o raciocínio geométrico com a utilização de blocos padronizados. Devries, Rheta et al. O curriculo construtivista na educação infantil: práticas e atividades. Porto Alegre: ARTMED, 2004. p. 175-191.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Christina Sales
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The journal reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes in the originals, with the aim of maintaining the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. It will, however, respect the authors' writing style. Alterations, corrections, or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary. In these cases, the articles, after being adequate, should be submitted to a new appreciation.