The continuing education of portuguese language teachers in the context of Mato Grosso/MT
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p259Keywords:
Formative Policy, Portuguese Language, Mato GrossoAbstract
The article proposes to discuss the teacher education policy in the context of the State of Mato Grosso (MT). To do so, I observe the guiding documents and listen to two teachers, graduates of ProfLetras, effective in the Basic Education Network. Through the analyses I indicate that we should strengthen the dialogue and choose ways to strengthen the knowledge of the teaching professionals in order to contribute to the daily language practices. Thus, reflecting on the challenges and contributions imposed by governmental spheres, interpreting the formulation, the organization of the formative agenda and verifying the results of these actions can contribute to changes that corroborate for the (re)positioning of the situated practices of Portuguese Language teaching.Downloads
References
BRASIL. Decreto nº 6.755 de 30 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação. In: Diário Oficial da República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, 29/01/ 2009. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Decreto6755_2009.pdf
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27.833, 23 de dez. 1996. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 06 de outubro de 2016.
FISCHER, R. M. B. Foucault. In: OLIVEIRA, L. A. (org.). Estudos do Discurso: perspectivas teóricas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREITAS, E. D. S.; ROQUE-FARIA, H. J. Tecnologias de Informação e o ensino de Língua Portuguesa na EJA. In: SANTOS, L. I. S., JUSTINA, O. D., JUSTINA, T. D. (org.). Linguagens em foco: crenças, discurso e ensino. Campinas, SP: Pontes, 2014. p. 243-270.
GIMENEZ, T. Aproximando a Linguística Aplicada crítica à sala de aula. In: JESUS, D. M.; ZOLIN-VEZ, F.; CARBONIERE, D. (org.). Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
HOLLIDAY, A. Doing & writing. Qualitative research. 3. ed. CPI Group (UK)Ltd, 2016.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACIEL, R. F. Letramento Crítico das políticas linguísticas e a formação de professores de línguas. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes, 2015. p. 101- 114.
MATO GROSSO. Orientativo Pedagógico para 2018. Cuiabá, MT: SEDUC, 2018.
MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 85-107.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F da Silva e Jeanne Sawaya; Revisão Técnica Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
PÊCHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento. 5. edição. Tradução Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2008.
PENNYCOOK, A. Critical applied Linguistics. In: DAVIES, A; ,ELDER, C. The handbook of applied linguistics. Oxford: Blackwell Publishing, 2004.
ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
ROQUE-FARIA, H. J. (Des)encontros na formação docente na/para a EJA: reflexões sobre o curso de Letras, o PIBID e o Projeto Sala de Educador. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, UNEMAT, Cáceres, 2014. Versão impressa e eletrônica. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/oldfiles/linguistica/docs/dissertacoes2014/helenice_joviano_roque_de_faria.pdf. Último acesso em: 10 jan. 2019.
ROQUE-FARIA, H. J Letramentos e Gêneros. In: SANTOS, L. I. S.; SILVA, K. A. (org.). Linguagem, Ciência e Ensino: desafios regionais e globais. Campinas, SP: Pontes, 2013. p. 251-264.
ROQUE-FARIA, H. J.; PRECIOSO, A. L. As políticas de formação docente em contexto de Mato Grosso: PIBID e PROFLETRAS. In: SÁ, R. L.; SOUZA, E. M. F.; MORAES, E. M. A. (Org.). Políticas de ensino-aprendizagem: enfoques nos objetos e na formação docente. Campinas: SP: Pontes, 2016.
SANTOS, L. I. S. Unidades Mato-grossenses do PROFLETRAS: abrangência, resultados e perspectivas. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35127/19941. Último acesso em: 10 jan. 2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TELLES, J. A. "É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!" Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem & Ensino, v. 5, n. 2, p. 91-116, 2002.
THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Análise

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














