Knowledge and methodologies for arts teaching: historical moments on the law 5692/71 and curriculum guidelines of the state of Paraná/2009
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p45Keywords:
Education policy, Art Teaching, School curriculum, Teaching methodologyAbstract
The aim of this paper is to discuss knowledge and methodology proposed for arts teaching in the legal grounds of Law No. 5,692/71 interpreted and disseminated in publications and in the Curriculum Guidelines for Basic Education - Arts, of Paraná/2009. The text, from the perspective of documentary analysis, explains the theoretical and methodological foundations of two historical moments, with diverse political and economic determinations in the general context of Arts Education in the 70s, and particularly of the State of Paraná with the Arts Teaching, in the 2000s. It seeks to unveil the purposes set for the artistic field in the school context, in order to support the extent to which methodologies and art content discussed in these documents are forwarded, that, ultimately, inform the artistic practices of the state's public schools today.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/l9394.htm. Acesso em: 22 jun. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª à 8ª séries): Arte. Brasília, 1998.
CANCLINI, N. G. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1984.
COMENIUS, I. A. Didactica Magna. Versão para eBook. Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná. Curitiba, 1990.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Arte. Curitiba, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/. Acesso em: 10 maio 2012.
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Tradução de Manuel Campos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959.
PORCHER, L. Educação Artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Rio de Janeiro: MEC/INEP, v. 55, n. 121, jan./mar. 1973.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Documento I Comunicação e expressão∕Educação artística. Niterói: Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1977.
RIBEIRO, M. L. S. Educação escolar e práxis. São Paulo: Editora IGLU, 1991.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SEBBEN, E. E. Concepções e práticas de música na escola na visão de alunos de 8ª série do ensino fundamental: as contradições entre o legal e o real. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2009.
STORI, R. As Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná: uma análise dos fundamentos e da gestão do ensino de música em Ponta Grossa/PR (2003- 2010). 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2011.
SUBTIL, M. J. D. Educação e Arte: dilemas da prática que a História pode explicar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 4, n. 2, p. 185-194, jul./dez. 2009a.
SUBTIL, M. J. D. Uma contribuição ao estudo da educação musical nas políticas públicas brasileiras: educação artística, expressão e polivalência na Lei 5.692/71. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18., 2009, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009b. p. 1231-1237.
SUBTIL, M. J. D. Reflexões sobre Ensino de Arte: recortes históricos sobre políticas e concepções. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 41. p. 241-254, mar. 2011. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/ edicoes/41/art18_41.pdf. Acesso em: 10 maio 2013.
SUBTIL, M. J. D. A lei n. 5.692/71 e a obrigatoriedade da educação artística nas escolas: passados quarenta anos, prestando contas ao presente. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 12, n. 3 (30), p. 125-151, set./dez. 2012.
SUBTIL, M. J. D.; ROSSO, A. J.; SEBBEN, E. E. Representações sociais sobre arte e ensino de arte. Contrapontos, Itajaí, v. 12, n. 3, p. 350-361, set./dez. 2012.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Educação em Análise

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














