Por uma educação transgressora: sobre racismo, saúde mental e Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52601

Palavras-chave:

Educação, Saúde mental, Racismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a saúde mental no meio acadêmico frente a um Estado neoliberal. Para isso, utilizou-se a metodologia de revisão integrativa, com base em pesquisas dos Estudos Culturais e suas interfaces com o racismo, a saúde mental e as instituições de ensino. As inquietações surgem ao considerar a saúde mental como um conceito político, que envolve fatores estruturais da sociedade, e ao compreender as instituições educacionais como espaços fundamentais para a promoção da saúde — ainda que possam também se tornar ambientes adoecedores ao reproduzirem a lógica neoliberal e hegemônica (da cisgeneridade, heteronormatividade, superioridade branca e elitista) presente no tecido social. Nesse sentido, busca-se compreender o papel que o meio acadêmico exerce na saúde mental. Ao final, o texto apresenta provocações e um convite à escrita sobre as transformações nesses ambientes, à luz de pensadoras do feminismo negro.

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Biografia do Autor

Laisla Suelen Miranda Rocha, Instituto Federal Baiano

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Xique-Xique, Bahia, Brasil. Endereço eletrônico: suelen.lmiranda@gmail.com.

José Francisco dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Apucarana, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: josef@utfpr.edu.br.

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Publicado

12-08-2025

Como Citar

ROCHA, Laisla Suelen Miranda; SANTOS, José Francisco dos. Por uma educação transgressora: sobre racismo, saúde mental e Educação. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52601. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52601. Acesso em: 6 dez. 2025.