Abordagem da Teoria Histórico-Cultural para o brincar na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.50744Palavras-chave:
Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Infância, Prática Pedagógica, BrincarResumo
Este trabalho bibliográfico buscou verificar a importância das contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o brincar na Educação Infantil no processo de formação humana. Neste intuito, buscar-se-á verificar como o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, fundamentando-se a partir da Teoria Histórico-Cultural, legitimada nas obras de Vygotsky (1896-1934), Leontiev (1903-1979) e Elkonin (1904-1984). A importância de tais reflexões reside em considerar que o brincar não é uma mera atividade recreativa e natural, mas um elemento central no processo de formação humana. Conforme exposto por essa literatura, é por meio do brincar que as crianças podem experimentar diferentes movimentos, o que as auxilia no seu desenvolvimento motor e em sua coordenação. Em conjunto, as teorias dos autores soviéticos demonstram que o brincar é uma atividade vital para o desenvolvimento integral da criança, promovendo a aquisição de habilidades cognitivas e sociais essenciais. Portanto, as contribuições de Vygotsky, Leontiev e Elkonin são fundamentais para entender como o brincar pode ser uma poderosa ferramenta educativa, transformando o ambiente de aprendizagem e promovendo o desenvolvimento pleno das crianças. Conclui-se, assim, que o brincar, desenvolvido a partir da Teoria Histórico-Cultural na primeira infância, desempenha um papel crucial para um aprendizado significativo na humanização das crianças.
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