Abordagem da Teoria Histórico-Cultural para o brincar na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.50744

Palavras-chave:

Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Infância, Prática Pedagógica, Brincar

Resumo

Este trabalho bibliográfico buscou verificar a importância das contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o brincar na Educação Infantil no processo de formação humana. Neste intuito, buscar-se-á verificar como o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, fundamentando-se a partir da Teoria Histórico-Cultural, legitimada nas obras de Vygotsky (1896-1934), Leontiev (1903-1979) e Elkonin (1904-1984). A importância de tais reflexões reside em considerar que o brincar não é uma mera atividade recreativa e natural, mas um elemento central no processo de formação humana. Conforme exposto por essa literatura, é por meio do brincar que as crianças podem experimentar diferentes movimentos, o que as auxilia no seu desenvolvimento motor e em sua coordenação. Em conjunto, as teorias dos autores soviéticos demonstram que o brincar é uma atividade vital para o desenvolvimento integral da criança, promovendo a aquisição de habilidades cognitivas e sociais essenciais. Portanto, as contribuições de Vygotsky, Leontiev e Elkonin são fundamentais para entender como o brincar pode ser uma poderosa ferramenta educativa, transformando o ambiente de aprendizagem e promovendo o desenvolvimento pleno das crianças. Conclui-se, assim, que o brincar, desenvolvido a partir da Teoria Histórico-Cultural na primeira infância, desempenha um papel crucial para um aprendizado significativo na humanização das crianças.

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Biografia do Autor

Frans Robert Lima Melo, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná. Professor de Educação Física da rede Estadual de Ensino de São Paulo. Rosana, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: frans_ef@hotmail.com.

Adão Aparecido Molina , Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.  Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Paraná. Paranavai, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: adaomolina@gmail.com.

 

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Publicado

23-04-2025

Como Citar

MELO, Frans Robert Lima; MOLINA , Adão Aparecido. Abordagem da Teoria Histórico-Cultural para o brincar na Educação Infantil . Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.50744. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50744. Acesso em: 23 maio. 2025.