Os desafios da filosofia da educação na pós-modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p125

Palavras-chave:

crise na educação, educação democrática, educação emancipadora, solidariedade, moral autônoma

Resumo

O objetivo deste trabalho é abordar a situação da filosofia da educação na pós-modernidade, para isto dividimos o trabalho levantando desafios epistemológicos e éticos, num segundo momento o papel da filosofia da educação para uma educação libertadora e por último o papel da estética para atingir o desafio ético da solidariedade. O trabalho justifica-se porque observa a crise atual da educação, depois da pandemia de COVID-19 através de manifestações de totalitarismo, intolerância e anticiência na população e o papel da filosofia da educação para poder fortalecer a democracia. A pesquisa é bibliográfico e tem como principais referenciais teóricos a Theodor Adorno (1998), Zygmunt Bauman (1997), Karl Popper (1972) e Richard Rorty (1992). Como resultados esperados acreditamos que este trabalho possa servir para refletir sobre a crise da educação e fomentar o diálogo, que nos leve a propor alternativas para aliviar a situação crítica da educação.

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Biografia do Autor

Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp-Campinas SP, Doutorado em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é professora associada do departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

VERÁSTEGUI, Rosa de Lourdes Aguilar. Os desafios da filosofia da educação na pós-modernidade. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 125–141, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49378. Acesso em: 21 nov. 2024.

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