Os desafios da filosofia da educação na pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p125Palavras-chave:
crise na educação, educação democrática, educação emancipadora, solidariedade, moral autônomaResumo
O objetivo deste trabalho é abordar a situação da filosofia da educação na pós-modernidade, para isto dividimos o trabalho levantando desafios epistemológicos e éticos, num segundo momento o papel da filosofia da educação para uma educação libertadora e por último o papel da estética para atingir o desafio ético da solidariedade. O trabalho justifica-se porque observa a crise atual da educação, depois da pandemia de COVID-19 através de manifestações de totalitarismo, intolerância e anticiência na população e o papel da filosofia da educação para poder fortalecer a democracia. A pesquisa é bibliográfico e tem como principais referenciais teóricos a Theodor Adorno (1998), Zygmunt Bauman (1997), Karl Popper (1972) e Richard Rorty (1992). Como resultados esperados acreditamos que este trabalho possa servir para refletir sobre a crise da educação e fomentar o diálogo, que nos leve a propor alternativas para aliviar a situação crítica da educação.
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Referências
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