Pesquisa em filosofia da educação: perspectiva reconstrutiva e interpretação mediadora da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p142

Palavras-chave:

Filosofia da educação; Ciência reconstrutiva; Práxis comunicativa; Habermas.

Resumo

O artigo analisa o papel da pesquisa em filosofia da educação no desenvolvimento do conhecimento pedagógico e da prática docente no cotidiano escolar. Partindo de uma análise breve sobre o papel da filosofia da educação no desenvolvimento do pensamento pedagógico brasileiro, o texto explora, na sequência, a produtividade da concepção habermasiana de filosofia como ciência reconstrutiva e como interpretação mediadora. O papel investigativo da filosofia da educação torna-se indispensável para esclarecimento das condições que tornam possível o entendimento entre os participantes do processo. A conclusão aponta a validade e a eficácia pedagógica da teoria do agir comunicativo no desenvolvimento de uma práxis crítica, reconstrutiva e emancipadora da educação, potencializando a tarefa formativa da filosofia da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. E-mail: eldon@upf.br

 

Elisa Mainardi, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Ensino em Ciências e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. E-mail: emainardi@upf.br

Referências

ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. Filosofia da educação: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a ausência de identidade. Perspectiva, Florianópolis, v. 16, n. 29, p. 45-61, jan./jun. 1998. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/10577/10111/0. Acesso em: 22 jan. 2024.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 51-64, jul. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003

CRUZ, Giseli Barreto da. Curso de pedagogia no brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

DALBOSCO, Cláudio A. Pesquisa educacional e experiência humana na perspectiva hermenêutica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154, p. 1028-1051, out./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142820. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142820

DALBOSCO, Cláudio A.; MÜHL, Eldon H. Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 70, p. 251-277, fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49642. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49642

DEVECHI, Cátia P.; TREVISAN, Amarildo L. Desafios atuais das ciências da educação no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 43, p. 1-19, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.250547. DOI: https://doi.org/10.1590/es.250547

ERICSON, David P. Orientação para a filosofia da educação: localizando o campo de atuação em relação a novos públicos. In: GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo (org.). O que é filosofia da educação?. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 205-223.

FALCÃO, Jorge T.; RÉGNIER, Jean-Claude. Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 81, n. 198, p. 229-243, maio/ago. 2000. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.937. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.937

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1987.

GATTI, Bernadete. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, v. 28, n. 1, p. 13 34, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36066.

GATTI, Bernadete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002

HABERMAS, Jürgen. A ideia da universidade: processos de aprendizagem. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 74, p. 111-130, jan./abr. 1993. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.74i176.1217. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.74i176.1217

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Difel, 2000.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa I: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987a.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa II: crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1987b.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid: Cátedra, 1994.

HABERMAS, Jürgen. Textos e contextos. Barcelona: Ariel, 1996.

HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HENNING, Leoni M. P. Pesquisa filosófica em educação: a formação do pesquisador e a sua contribuição no campo educacional. In: HENNING, Leoni M. P. (org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional: possibilidades presentes no contexto universitário. Londrina: Eduel, 2010. p. 21-40.

HERMANN, Nadja. A pesquisa em filosofia da educação: desafios atuais. In: PULLIN, Elsa Maria M. P.; BERBEL, Neusi A. N. Pesquisas em educação: inquietações e desafios. Londrina: Eduel, 2012. p. 309-325.

MENDES, Durmeval Trigueiro. Existe uma filosofia da educação brasileira?. In: MENDES, Durmeval T. (org.). Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. p. 49-133.

MOTA, Fernanda Antônia Barbosa da. Entre a Educação e a Filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e como campo de investigação. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 19-30, jan./jun. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v22n39/v22n39a03.pdf. Acesso em: 22 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n39.322

MÜHL, Eldon H. Habermas e a educação: ação pedagógica como agir comunicativo. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868471.8

MÜHL, Eldon H.; MAINARDI, Elisa. A filosofia da educação nos cursos de pedagogia do Brasil: da obrigatoriedade à dispensa progressiva. Filosofia e Educação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 7-22, jun./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8649598. DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8649598

NÓVOA, Antonio; ALVIM, Yara. Escolas e professores: proteger, transformar e valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

PAGNI, Pedro Angelo. A pesquisa e o ensino no campo da Filosofia da Educação: críticas e possibilidades. In: GUEDES, Neide Cavalcante; ARAÚJO, Hilda Mara Lopes; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa em educação: contribuições ao debate na formação docente. Teresina: EDUFPI, 2013. v. 1, p. 111-146.

PAGNI, Pedro Angelo; DALBOSCO, Cláudio A. As produções do GT-17 da ANPED e o seu papel para o desenvolvimento da filosofia da educação no Brasil. In: OLIVEIRA, Avelino da Rosa; VALLE, Lílian do (org.). Filosofia da educação: posições sobre a formação humana. Curitiba: Appris, 2014. p. 23-56.

REPA, Luiz. A transformação da filosofia em Jürgen Habermas: os papeis da reconstrução, interpretação e crítica. São Paulo: Singular; Esfera Pública, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Tendências e correntes da educação brasileira. In: SAVIANI, Dermeval; MENDES, Durmeval Trigueiro Bosi; HORTA, Alfredo; BAIA, José Silverio. Filosofia da educação brasileira. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. p. 19-47.

SEVERINO, Antonio J. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI, Paulo J. (org.). O que é filosofia da educação?. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 263-326.

SEVERINO, Antonio J. Filosofia da educação: a constituição do campo investigativo. In: HENNING, Leoni M. P. (org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional: possibilidades presentes no contexto universitário. Londrina: Eduel, 2010. p. 67-83.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. 7. ed. São Paulo: Nacional, 1975.

TOMAZETTI, E. M. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2003

Downloads

Publicado

30-03-2024

Como Citar

MÜHL, Eldon Henrique; MAINARDI, Elisa. Pesquisa em filosofia da educação: perspectiva reconstrutiva e interpretação mediadora da educação. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 142–163, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p142. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49372. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.