Pesquisa em filosofia da educação: perspectiva reconstrutiva e interpretação mediadora da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p142

Palavras-chave:

Filosofia da educação; Ciência reconstrutiva; Práxis comunicativa; Habermas.

Resumo

O artigo analisa o papel da pesquisa em filosofia da educação no desenvolvimento do conhecimento pedagógico e da prática docente no cotidiano escolar. Partindo de uma análise breve sobre o papel da filosofia da educação no desenvolvimento do pensamento pedagógico brasileiro, o texto explora, na sequência, a produtividade da concepção habermasiana de filosofia como ciência reconstrutiva e como interpretação mediadora. O papel investigativo da filosofia da educação torna-se indispensável para esclarecimento das condições que tornam possível o entendimento entre os participantes do processo. A conclusão aponta a validade e a eficácia pedagógica da teoria do agir comunicativo no desenvolvimento de uma práxis crítica, reconstrutiva e emancipadora da educação, potencializando a tarefa formativa da filosofia da educação.

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Biografia do Autor

Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. E-mail: eldon@upf.br

 

Elisa Mainardi, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Ensino em Ciências e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. E-mail: emainardi@upf.br

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

MÜHL, E. H.; MAINARDI, E. Pesquisa em filosofia da educação: perspectiva reconstrutiva e interpretação mediadora da educação. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 142–163, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p142. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49372. Acesso em: 30 abr. 2024.