A metafilosofia solidarista de Richard Rorty e a narrativa docudramática

Autores

  • Edna Maria Magalhães Nascimento Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0001-6855-9642
  • Marco Antônio Conceição Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p110

Palavras-chave:

Palavras-chave: Metafilosofia. Narrativa docudramática. Redescrição. Solidariedade humana. Utopia liberal.

Resumo

O artigo A metafilosofia solidarista de Richard Rorty e a narrativa docudramática, apresenta como tema principal o papel efetivo do poder redescritivo do docudrama enquanto demanda da autocriação presente na metafilosofia solidarista de Richard Rorty. A conexão entre a filosofia de Rorty, amparada em novos vocabulários que indicam as redescrições e o solidarismo ético, com a estratégia fílmica do docudrama será abordada a partir dos seguintes pontos: a metafilosofia de Richard Rorty: ruptura com a filosofia tradicional e canônica; características e potencialidades da narrativa docudramática: articulação entre a redescrição filosófica rortyana e o docudrama; docudrama e o legado de Richard Rorty para uma filosofia solidarista. A primeira seção pretende a filosofia de Rorty como uma metafilosofia e elaborar uma resumida caracterização dos aspectos temáticos e metodológicos presentes no percurso do projeto de redescrição filosófica em articulação com o solidarismo e com o ironismo liberal. A segunda seção mostrará características e potencialidades da narrativa docudramática na articulação dessa forma narrativa com o pensamento de redescrição filosófica rortyano. E por fim, na terceira seção será discutida a articulação da narrativa docudramática com o projeto de redescrição filosófica e de filosofia como “utopia liberal” da filosofia solidarista de Rorty. O artigo tem como referencial teórico as principais obras de Rorty, sobretudo a sua obra seminal A filosofia e o espelho da natureza (1979) e a obra da virada solidarista que é Contingência, ironia e solidariedade (1989), além de escritos específicos da área de estudiosos sobre o docudrama.

Biografia do Autor

Edna Maria Magalhães Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Pós-doutorado em Filosofia, na área de epistemologia contemporânea, realizado na Universidade de Navarra- Espanha(2016/2017). Atualmente é professora Associada III, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE

 

Marco Antônio Conceição, Universidade Católica do Salvador

Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. Doutorando e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador – UCSal.

 

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães; CONCEIÇÃO, Marco Antônio. A metafilosofia solidarista de Richard Rorty e a narrativa docudramática. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 110–124, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p110. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49339. Acesso em: 4 jul. 2024.