Entre diretrizes, metas e resultados: monitoramento e avaliação da educação em Sorocaba

Autores

  • Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo Gomes Lima UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-9932-4934

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p284

Palavras-chave:

Planejamento educacional, Monitoramento, Sorocaba/SP

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal analisar a percepção da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação quanto a agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamento para correção de fluxos, conforme metas delineadas em seus Planos Municipais de Educação, em especial para este estudo, destaca-se o município de Sorocaba/SP. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial, que buscou compreender a totalidade e as contradições das relações sociais presentes no contexto de monitoramento e avaliação do PME durante sua vigência (2014-2024), com ênfase no município de Sorocaba/SP. Os estudos apontaram para a necessidade de uma construção mais comprometida com a transparência, mais participativa e democrática do planejamento educacional, especificamente o PME, para que seu monitoramento e avaliação sejam estruturados de forma que a sociedade tenha acesso às informações.

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Biografia do Autor

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação UFSCar-Sorocaba. Supervisora da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba-SP.

Paulo Gomes Lima, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

ALMENARA, Gilsemara Vasques Rodrigues; LIMA, Paulo Gomes. Entre diretrizes, metas e resultados: monitoramento e avaliação da educação em Sorocaba. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 284–302, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p284. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48790. Acesso em: 17 dez. 2024.

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