Entre diretrizes, metas e resultados: monitoramento e avaliação da educação em Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p284Palavras-chave:
Planejamento educacional, Monitoramento, Sorocaba/SPResumo
Este artigo teve como objetivo principal analisar a percepção da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação quanto a agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamento para correção de fluxos, conforme metas delineadas em seus Planos Municipais de Educação, em especial para este estudo, destaca-se o município de Sorocaba/SP. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial, que buscou compreender a totalidade e as contradições das relações sociais presentes no contexto de monitoramento e avaliação do PME durante sua vigência (2014-2024), com ênfase no município de Sorocaba/SP. Os estudos apontaram para a necessidade de uma construção mais comprometida com a transparência, mais participativa e democrática do planejamento educacional, especificamente o PME, para que seu monitoramento e avaliação sejam estruturados de forma que a sociedade tenha acesso às informações.
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