Retratos da educação com mobilidade - um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p79

Palavras-chave:

Aplicativo, Dispositivos Móveis, Estado do Conhecimento, Educação

Resumo

Na atualidade, percebe-se que a geração de discentes que adentra ao espaço escolar está imersa nas tecnologias digitais móveis, especialmente no uso dos smartphones, o que de certa forma, tem imprimido à escola uma necessidade de uso dessas tecnologias numa tentativa de ser coerente com a realidade sociotécnica vivenciada. Este artigo tem por objetivo apresentar um estado do conhecimento no campo científico acerca do uso de aplicativos em dispositivos móveis para/na educação. A abordagem metodológica é qualitativa e as buscas foram realizadas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), dentro do marco temporal de 2015 a 2021. O estudo revelou experiências de pesquisas relacionadas a diferentes áreas do saber, vinculadas a repositórios de Portugal e do Brasil que exploraram conhecimentos de áreas diversas e em várias séries da educação básica, disciplinas de curso superior ou em cursos de formação profissional e que apontavam potencialidades no uso de dispositivos móveis e aplicativos para os processos de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Elisânia Santana de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2007), Especialização em Matemática pela UFS (2010) e mestrado em MATEMÁTICA pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult) e do Grupo de Pesquisa Agricultura, Sustentabilidade, Gestão e Ruralidades. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus Itabaiana.

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora em Educação pelo Proped/UERJ.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

OLIVEIRA, E. S. de; LUCENA, S. Retratos da educação com mobilidade - um estado do conhecimento. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 79–97, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p79. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48675. Acesso em: 28 abr. 2024.