Percepções de professores de inglês do Ensino Médio sobre o uso das tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p48

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Práticas educativas, Ensino Médio

Resumo

As tecnologias digitais estão presentes no cotidiano das pessoas, transformando sua forma de se relacionar, aprender e trabalhar. As políticas educacionais indicam a necessidade de inseri-las na escola, em especial, com os jovens do Ensino Médio que já estão imersos na cultura digital.  Assim, este estudo tem como objetivo compreender como professores de inglês do Ensino Médio de escolas públicas estaduais dizem inserir as Tecnologias Digitais em suas práticas pedagógicas. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou o questionário e a entrevista como técnicas de produção dos dados. Sete professores responderam ao questionário dos quais quatro concederam a entrevista.  Os resultados da análise dos dados indicaram que os professores utilizam diversas ferramentas digitais para fazer a gestão do trabalho docente como para pesquisa, armazenamento, produção e socialização dos conteúdos e atividades pedagógicas.  Todavia, ainda é pouco evidenciado o uso das tecnologias digitais como meio para comunicação real na rede de computadores pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de licenciatura de Letras da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Lider do Grupo de Pesquisa Estudo Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. Pesquisadora participante do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina- OEMESC. Investiga temas sobre práticas educativas e tecnologias digitais.

Grasiela Alfaro, Universidade da região de Joinville- Univille-

Mestre em educação pela Universidade da Região de Joinville- Univille. Graduada em Letras- Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Paricipante do Grupo de pesquisa GECDOTE do PPGE da Univille.

Julio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Lider do Grupo de Pesquisa Atividade Docente e Subjetividade - GADS do PPGE da UERN.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

PESCE, M. K. de; ALFARO, G.; SOARES, J. R. Percepções de professores de inglês do Ensino Médio sobre o uso das tecnologias digitais. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 48–61, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p48. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48262. Acesso em: 27 abr. 2024.