Curadoria digital interativa: espaços coletivos e ambiências de pesquisa e de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p30

Palavras-chave:

curadoria digital interativa, Google Maps, ambientes digitais interativos, percursos formativos, educação aberta

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa "Educação Aberta e Cultura Digital: docênciaS, curadoria, redes sociais, percursos e espaços (trans)formativos", coordenada pela primeira autora deste texto, financiada pelo CNPq e por uma Universidade Pública Federal, e trata da Curadoria Digital Interativa. O objetivo inicial era mapear e dialogar com os grupos de pesquisas brasileiros que investigam(ram) e interatuam(ram) na/com as singularidades da cultura digital, e seus artefatos, durante o período pandêmico da COVID-19, entre 2020-2022. Porém, evidenciou-se a necessidade de ampliação, e pesquisadores e grupos de pesquisa de outros países foram convidados a participar, bem como integrados dados acerca do período de retorno às aulas nos espaços de presença física. O espaço digital utilizado foi o Google Maps e neste espaço os participantes poderão interagir com os demais e editar suas próprias informações. Esta ambiência é compreendida na investigação como Curadoria Digital Interativa, e os dados, mostrados ao longo do texto, evidenciam que este pode ser um ótimo recurso para contatar/acessar pesquisadores e grupos de pesquisa que investigam a cultura digital, e também possibilitar o diálogo entre todos, especialmente sobre suas pesquisas, publicações e estudos.

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Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, UNIRIO

Doutora em Educação, DID-PPGEdu-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora PQ-2 - apoio CNPq).

Suriane Leiroz Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Graduanda em Pedagogia - UNIRIO. Bolsista-pesquisadora de Iniciação científica - UNIRIO

 

Isabelle Cristina de Lima Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Graduanda em História - UNIRIO. Bolsista de monitoria - UNIRIO

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

BRUNO, A. R.; ALMEIDA, S. S. S. L. de; GOMES, I. C. de L. Curadoria digital interativa: espaços coletivos e ambiências de pesquisa e de formação. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 30–47, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p30. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48161. Acesso em: 28 abr. 2024.