Curadoria digital interativa: espaços coletivos e ambiências de pesquisa e de formação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p30Palavras-chave:
curadoria digital interativa, Google Maps, ambientes digitais interativos, percursos formativos, educação abertaResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa "Educação Aberta e Cultura Digital: docênciaS, curadoria, redes sociais, percursos e espaços (trans)formativos", coordenada pela primeira autora deste texto, financiada pelo CNPq e por uma Universidade Pública Federal, e trata da Curadoria Digital Interativa. O objetivo inicial era mapear e dialogar com os grupos de pesquisas brasileiros que investigam(ram) e interatuam(ram) na/com as singularidades da cultura digital, e seus artefatos, durante o período pandêmico da COVID-19, entre 2020-2022. Porém, evidenciou-se a necessidade de ampliação, e pesquisadores e grupos de pesquisa de outros países foram convidados a participar, bem como integrados dados acerca do período de retorno às aulas nos espaços de presença física. O espaço digital utilizado foi o Google Maps e neste espaço os participantes poderão interagir com os demais e editar suas próprias informações. Esta ambiência é compreendida na investigação como Curadoria Digital Interativa, e os dados, mostrados ao longo do texto, evidenciam que este pode ser um ótimo recurso para contatar/acessar pesquisadores e grupos de pesquisa que investigam a cultura digital, e também possibilitar o diálogo entre todos, especialmente sobre suas pesquisas, publicações e estudos.
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