Curadoria digital interativa: espaços coletivos e ambiências de pesquisa e de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p30

Palavras-chave:

curadoria digital interativa, Google Maps, ambientes digitais interativos, percursos formativos, educação aberta

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa "Educação Aberta e Cultura Digital: docênciaS, curadoria, redes sociais, percursos e espaços (trans)formativos", coordenada pela primeira autora deste texto, financiada pelo CNPq e por uma Universidade Pública Federal, e trata da Curadoria Digital Interativa. O objetivo inicial era mapear e dialogar com os grupos de pesquisas brasileiros que investigam(ram) e interatuam(ram) na/com as singularidades da cultura digital, e seus artefatos, durante o período pandêmico da COVID-19, entre 2020-2022. Porém, evidenciou-se a necessidade de ampliação, e pesquisadores e grupos de pesquisa de outros países foram convidados a participar, bem como integrados dados acerca do período de retorno às aulas nos espaços de presença física. O espaço digital utilizado foi o Google Maps e neste espaço os participantes poderão interagir com os demais e editar suas próprias informações. Esta ambiência é compreendida na investigação como Curadoria Digital Interativa, e os dados, mostrados ao longo do texto, evidenciam que este pode ser um ótimo recurso para contatar/acessar pesquisadores e grupos de pesquisa que investigam a cultura digital, e também possibilitar o diálogo entre todos, especialmente sobre suas pesquisas, publicações e estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, UNIRIO

Doutora em Educação, DID-PPGEdu-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora PQ-2 - apoio CNPq).

Suriane Leiroz Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Graduanda em Pedagogia - UNIRIO. Bolsista-pesquisadora de Iniciação científica - UNIRIO

 

Isabelle Cristina de Lima Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Graduanda em História - UNIRIO. Bolsista de monitoria - UNIRIO

Referências

ALMEIDA, Beatriz O.; ALVES, Lynn R. G. Lives, educação e COVID-19: estratégias de interação na pandemia. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, 149–163, 2020. Disponível em https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/viewFile/8926/4135. Acesso em: 10 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163

BARRETO, Aldo de Albuquerque. Uma quase história da ciência da informação. Data Grama Zero, [Curitiba], v. 9, n. 2, p. 1-15, 2008. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_69be720b0f_0007593.pdf. Acesso em: 2 maio. 2023.

BRUNO, Adriana Rocha. Cultura digital e educação aberta: as curadorias digitais como inter e intrafaces do ensino híbrido. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 115–126, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9861. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9861. Acesso em: 28 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9861

BRUNO, Adriana Rocha. Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências. Salvador: EDUFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34368/5/formacao-de-professores-na-cultura-digital-REPOSITORIO.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRUNO, Adriana Rocha. POMAR: percursos online múltiplos, abertos e rizomáticos. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. Disponível em: https://pt.slideshare.net/ARBRUNO/pomar-percursos-online-massivos-abertos-e-rizomticosby-adriana-rocha-bruno. Acesso: em 2 maio 2023.

BRUNO, Adriana Rocha; ALMEIDA, Suriane S. S. Leiroz. Relatório parcial interno: restrito: Pró-Reitoria de Pós- Graduação, Pesquisa e Inovação. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2023.

BRUNO, Adriana Rocha; MATTOS, Ana Carolina G. Dispositivos das práticas docentes na cultura digital: curadoria digital na educação aberta. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 15, n. 34, p. 210- 225, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1737 Acesso em: 2 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1737

CASTILHO, Carlos Albano Volkmer de. O papel da curadoria na promoção do fluxo de notícias em espaços informativos voltados para a produção e conhecimento. 2015. 155f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/158799/337380.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 2 maio 2023.

CORRÊA, Elizabeth S.; BERTOCCHI, Daniella. O papel do comunicador num cenário de curadoria algoritmade informação. In: AMARAL, Adriana et al. Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA: USP, 2012. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002994584.pdf. Acesso em: 2 maio 2023.

GARCIA, Mauro Neves; SANTOS, Silvana Mara Braga dos; PEREIRA, Raquel Da Silva; ROSSI, George Bedinelli. Software livre em relação ao software proprietário: aspectos favoráveis e desfavoráveis percebidos por especialistas. Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, v. 26, n. 78, p. 106- 120, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/270543483_SOFTWARE_LIVRE_EM_RELACAO_AO_SOFTWARE_PROPRIETARIO_ASPECTOS_FAVORAVEIS_E_DESFAVORAVEIS_PERCEBIDOS_POR_ESPECIALISTAS. Acesso em: 2 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.1061

LEE, Christopher A.; TIBBO, Helen. Where's the Archivist in digital curation? exploring the possibilities through a matrix of knowledge and skills. Archivaria, Ottawa, v. 72, p. 123-168, 2011. Disponível em: https://ils.unc.edu/callee/p123-lee.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2023.

MATTOS, Ana Carolina G; BRUNO, Adriana Rocha. Emergências da educação aberta no contemporâneo: Mooc, REA e Pomar. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. p. 1-18. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT16-4517.pdf. Acesso em: 2 maio. 2023.

OBSERVATÓRIO EDUCAÇÃO VIGIADA. Sobre. [S. l.]: Observatório Educação Vigiada, 2020. Disponível em: https://educacaovigiada.org.br/. Acesso em: 2 maio. 2023.

OLIVEIRA, Mário E. C.; SANTOS, Sonia R. M. Uso das tecnologias digitais na educação em tempos de pandemia: consequências de uma interação forçada com o mundo digital. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 9, n. 10, 2022. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6582/4160. Acesso em: 10 jun. 2023.

SIEBRA, Sandra Albuquerque; BORBA, Vildeane Rocha; MIRANDA, Márjory Karoline Fernandes de Oliveira. Curadoria digital: um termo interdisciplinar. Informação & Tecnologia, Marília, v. 3, n. 2, p. 21-38, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Sandra-Siebra/publication/332584108_Curadoria_Digital_um_termo_interdisciplinar/links/6217ed156738db292ac4f4f1/Curadoria-Digital-um-termo-interdisciplinar.pdf. Acesso em: 2 maio 2023.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

TIBBO, Helen R.; HANK, Carolyn; LEE, Christopher A. Challenges, curricula, and competencies: researcher and practitioner perspectives for informing the development of a digital curation curriculum. Archiving, Springfield, v. 5, p 234 - 238, 2008. https://doi.org/10.2352/issn.2168-3204.2008.5.1.art00048. Acesso em: 29 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.2352/issn.2168-3204.2008.5.1.art00048

YAMAOKA, Eloi Juniti. Ontologia para mapeamento da dependência tecnológica de objetos digitais no contexto da curadoria e preservação digital. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 65-78, 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41313/25240. Acesso em: 2 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v1i2.41313

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

BRUNO, Adriana Rocha; ALMEIDA, Suriane S. S. Leiroz de; GOMES, Isabelle Cristina de Lima. Curadoria digital interativa: espaços coletivos e ambiências de pesquisa e de formação. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 30–47, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p30. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48161. Acesso em: 12 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.