Postura comportamental dos jovens da geração digital, frente aos processos de aprendizagem

Autores

  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Leidiana Bezerra de Lima Universidade Tiradentes
  • Danielle Barbosa de Souza Almeida Universidade Tiradentes https://orcid.org/0000-0001-9014-2763

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p268

Palavras-chave:

Cultura digital, Ensino-aprendizagem, Conscientização, Nativos Digitais

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender a postura comportamental da juventude atual, frente aos processos de aprendizagem e avaliar os mecanismos de ensino perante os desafios advindos dessa nova era digital. Sua metodologia estruturou-se a partir de uma revisão bibliográfica, com o método de pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo para a investigação da realidade, por meio das discussões presentes nos artigos selecionados para revisão. O problema de pesquisa foi: de que forma as Escolas podem mediar os aspectos positivos e negativos do uso das tecnologias e seus impactos na aquisição de conhecimento e na saúde mental?  Os resultados evidenciam a rede digital como campo aberto, que oferece proteção física ao considerar o distanciamento humano, entretanto, torna-se um espaço virtual propício a ofensas, preconceitos, julgamentos e críticas. A carga negativa dessas informações pode ser severamente prejudicial aos jovens, gerando uma forte reação na saúde mental, ao mesmo tempo que os benefícios do uso da tecnologia são inúmeros, sendo de suma importância considerar que há vantagens e riscos a serem avaliados. Conclui-se que é indispensável ofertar aos jovens uma boa formação para estabilização de posturas éticas pautadas na conscientização e no desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para o cenário atual.

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Biografia do Autor

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Pós-Doutora em Educação - Proped - UERJ. Atualmente, é pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE. É professora Titular da Universidade Tiradentes - UNIT, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação, atua como editora científica desta Instituição. Dedica-se ao estudo de Cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso. Desde 2013 está como diretora da Editora Universitária Tiradentes - SE. Foi Diretoria da Abeu Regional Nordeste de junho de 2020 a junho de 2021. Tem atuado, principalmente, nos temas: Divulgação Científica, Cibercultura, Educação e Comunicação, Cultura e Memória, Edição e Produção Científica.

Leidiana Bezerra de Lima, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Graduada em Pedagogia, pela Sociedade de Ensino Superior Amadeus - SESA (2013); pós-graduada em Gestão de pessoas e psicologia educacional, pela Sociedade de Ensino Superior Amadeus - SESA (2015); pós-graduada em Gestão escolar e coordenação pedagógica, pela Sociedade de Ensino Superior Amadeus - SESA (2020). Atualmente é diretora do Colégio Nossa Senhora da Piedade. 

Danielle Barbosa de Souza Almeida, Universidade Tiradentes

Graduada em Letras Inglês, especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Letras pela UFS, atualmente é professora da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Federal de Sergipe e doutoranda em Educação na UNIT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

PORTO, C. de M.; LIMA, L. B. de; ALMEIDA, D. B. de S. Postura comportamental dos jovens da geração digital, frente aos processos de aprendizagem. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 268–287, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p268. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47774. Acesso em: 28 abr. 2024.