Postura comportamental dos jovens da geração digital, frente aos processos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p268Palavras-chave:
Cultura digital, Ensino-aprendizagem, Conscientização, Nativos DigitaisResumo
O objetivo deste estudo é compreender a postura comportamental da juventude atual, frente aos processos de aprendizagem e avaliar os mecanismos de ensino perante os desafios advindos dessa nova era digital. Sua metodologia estruturou-se a partir de uma revisão bibliográfica, com o método de pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo para a investigação da realidade, por meio das discussões presentes nos artigos selecionados para revisão. O problema de pesquisa foi: de que forma as Escolas podem mediar os aspectos positivos e negativos do uso das tecnologias e seus impactos na aquisição de conhecimento e na saúde mental? Os resultados evidenciam a rede digital como campo aberto, que oferece proteção física ao considerar o distanciamento humano, entretanto, torna-se um espaço virtual propício a ofensas, preconceitos, julgamentos e críticas. A carga negativa dessas informações pode ser severamente prejudicial aos jovens, gerando uma forte reação na saúde mental, ao mesmo tempo que os benefícios do uso da tecnologia são inúmeros, sendo de suma importância considerar que há vantagens e riscos a serem avaliados. Conclui-se que é indispensável ofertar aos jovens uma boa formação para estabilização de posturas éticas pautadas na conscientização e no desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para o cenário atual.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Daniela Simone de; SILVEIRA, Aleph Campos da; LOPES, Carla Oliveira; AMARAL, Ludmila de Oliveira; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; MARTINS, Ronei Ximenes. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 615–625, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89222 Acesso em: 25 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89222
BITENCOURTE, Andreia; HINZ, Verlani Timm; LOPES, João Ladislau Barbará. Uma análise do uso das tecnologias móveis digitais em sala de aula no ensino médio de uma escola pública. Educar mais, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 1, p. 1-23, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1273 Acesso em: 25 fev. 2023.
BOERS, Elroy; AFZALI, Mohammad H.; NEWTON, Nicola; CONROD, Patricia. Association of Screen Time and Depression in Adolescence. Jama Pediatrics, [Canadá], v. 173, n. 9, p. 853-859, 2019. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2737909?resultClick=1. Acesso em: 12 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2019.1759
BRASIL é 2º em ranking de países que passam mais tempo em redes sociais. Época Negócios, [São Paulo], 6 set. 2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/09/brasil-e-2-em-ranking-de-paises-que-passam-mais-tempo-em-redes-sociais.html#:~:text=Globalmente%2C%20as%20pessoas%20gastam%20quase%20150%20minutos%20por%20dia%20nas%20m%C3%ADdias%20sociais&text=Uma%20nova%20pesquisa%20detectou%20que,m%C3%A9dia%20nos%20%C3%BAltimos%20sete%20anos. Acesso em: 14 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Perfil epidemiológico das tentativas e óbitos por suicídio no Brasil e a rede de atenção à saúde. Boletim epistemológico, [s. l.], v. 48, n. 30, p. 1-15, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/apresentacoes/2017/2017-025-perfil-epidemiologico-das-tentativas-e-obitos-por-suicidio-no-brasil-e-a-rede-de-aten-ao-a-sa-de-pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.
BRUNO, Adriana Rocha. Aprendizagens em ambientes virtuais: plasticidade na formação do adulto educador. Revista Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 43-54, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1806-58212010000100005&script=sci_abstract. Acesso em: 25 fev. 2023.
CABRA-TORRES, Fabiola; MARCIALES-VIVAS, Glória Patrícia. Mitos, realidades y preguntas de investigación sobre los ‘nativos digitales’: una revisión. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 8, n. 2, p. 323-338, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/647/64712165004.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.
CASTRO, Gisela. Screenagers: entretenimiento, comunicaión y consumo em la cultura digital. Meios y Enteros, Rosario, n. 11, 26 nov. 2012. Disponível em: https://mediosyenteros.unr.edu.ar/screenagers-entretenimiento-comunicacion-y-consumo-en-la-cultura-digital/. Acesso em: 23 fev. 2023.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Inovações tecnológicas na educação profissional para o empreendedorismo e empregabilidade. PIÉSIS, Balneário Camboriú, p. 1-19, 2016. Disponível em: https://research.amanote.com/publication/JJjS2nMBKQvf0Bhi9xda/inovaes-tecnolgicas-na-educao-profissional-para-o-empreendedorismo-e-empregabilidade. Acesso em: 25 fev. 2023.
COUGHLAN, Sean. 1 em cada 4 jovens está viciado em celular, aponta estudo britânico. BBC News Brasil, [s. l.], 29 nov. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-50599245 Acesso em: 12 fev. 2023.
DEMO, Pedro. Olhar do educador e novas tecnologias. Boletim Técnico do Senac: Revista de Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 15-26, 2011. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/190. Acesso em: 15 jan. 2023.
EISNER, Susan P. Managing Generation Y. SAM Advanced Management Journal, Cincinnati, v. 70, n. 4, p. 4-15, 2005. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/7849d64fa1ba86e9b24f77f9b3e89d16/1?pq-origsite=gscholar&cbl=40946. Acesso em: 20 jan. 2023.
FRANCO, Claudio de Paiva. Understanding digital natives’ learning experiences. Revista brasileira de linguística aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 643-658, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/pPL56WH7zHMLzBgzBZBDRyL/abstract/?lang=en. Acesso em: 29 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982013005000001
HOSPITAL SANTA MÔNICA. Impacto da tecnologia na saúde mental dos jovens: um sinal de alerta. Hospital Santa Mônica, São Paulo, 6 dez. 2019. Disponível em: https://hospitalsantamonica.com.br/impacto-da-tecnologia-na-saude-mental-dos-jovens-um-sinal-de-alerta/. Acesso em: 12 fev. 2023.
KAMPF, Cristiane. A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento. ComCiência, Campinas, n. 131, 2011. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542011000700004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 ago. 2022.
LOH, Kep Kee; KANAI, Riota. How has the Internet reshaped human cognition? Neuroscientist, Thousand Oaks, v. 22, n. 5, p. 506-520, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26170005/. Acesso em: 15 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1073858415595005
MARÔPO, Lídia; SAMPAIO, Inês Vitorino; MIRANDA, Nut. Meninas no YouTube: participação, celebrização e cultura do consumo. Estudos em Comunicação, Covilhã, v. 1, n. 26, p. 175-195, 2018. http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/402. Acesso em: 17 ago. 2022 DOI: https://doi.org/10.20287/ec.n26.v1.a10
MELLO, Katia; VICÁRIA, Luciana. Os filhos da era digital: Como o uso do computador está transformando a cabeça das crianças – e como protegê-las das ameaças da internet. Revista Época, [s. l.], n. 486, p. 82-90, 2008. Disponível em: https://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR78998-6014,00.html. Acesso em: 25 ago. 2022
OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Mental health of adolescents. Geneva: OMS, 2021. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/adolescent-mental-health. Acesso em: 15 fev. 2023.
OTHON, Renata Alves de Albuquerque; COELHO, Maria das Graças Pinto. Retratos da “Geração Digital”: um estudo exploratório sobre o consumo midiático e a sociabilidade em Rede na Infância. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 42, n. 3, p. 139-166, 2020. Disponível em: https://xjournals.com/collections/articles/Article?qt=zuyq0i8G98gwIct1PoPJIvdhR/twOQYrkQgnYRH0mGn7FSwH5xKcZjAjFVMEmOwM. Acesso em: 15 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v42n3p139-166
PATELA, Nelma. O perfil geracional dos alunos de hoje: Repto à Emergência de novas Teorias Educativas. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI, Porto, n. 4, p. 20, 2016. Disponível em: https://www.iscap.pt/cei/e-rei/n4/artigos/Nelma-Patela_O-Perfil-Geracional-dos-Alunos-de-Hoje.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital imigrants. MCB University Press, Binglei, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022 DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424816
PRENSKY, Marc. Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo: como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI: e como você pode ajudar!. Tradução de Lívia Bergo. São Paulo: Phorte, 2010. Disponível em: https://issuu.com/phorteeditora/docs/nao_me_atrapalhe_mae. Acesso em: 25 ago. 2022
PRZYBYLSKI, Andrey K.; ORBEN, Amy; WEINSTEIN, Netta. How Much Is Too Much? Examining the Relationship Between Digital Screen Engagement and Psychosocial Functioning in a Confirmatory Cohort Study. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, Canadá, v. 59, n. 9, p. 1080-1088, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31400437/. Acesso em: 10 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaac.2019.06.017
REVISTA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ LEVE. [S. l.]: Oswaldo Cruz, jun./ago. 2018. Disponível em:https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/wp-content/uploads/2018/09/2018_0921-LEVE-7-_sem-marcas_low.pdf Acesso em: 12 fev. 2023.
SOHN, Sei Yon; REES, Philippa, WILDRIDGE, Bethany; KALK, Nicola J.; CARTER, Ben. Prevalence of problematic smartphone usage and associated mental health outcomes amongst children and young people: a systematic review, meta-analysis and GRADE of the evidence. BMC Psychiatry, [London], v. 19, n. 356, p. 1-10, 2019. DOI: https://doi.org/10.1186/s12888-019-2350-x. DOI: https://doi.org/10.1186/s12888-019-2350-x
SANTOS, Edméa; WEBER, Aline. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 38, 2013. Disponível: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416X2013000100014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7646
SOARES, Marijane de Oliveira; PORTO, Ana Paula Teixeira. Expectativas de alunos do Ensino Médio de Rondonópolis-MT quanto ao uso de tecnologias digitais na sua formação. ReTER, Santa Maria, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65201. Acesso em: 25 ago. 2022.
SOHN, Sei Yon; REES, Philippa; WILDRIDGE, Bethany; KALK, Nicola J.; CARTER, Ben. Prevalence of problematic smartphone usage and associated mental health outcomes amongst children and young people: a systematic review, meta-analysis and GRADE of the evidence. BMC Psychiatry, London, v. 21, n. 52, 2019. p. 356. Disponível em: https://bmcpsychiatry.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12888-020-02986-2. Acesso em: 25 fev. 2023.
TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas a governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010. Disponível em: https://buscaintegrada.ufrj.br/Record/aleph-UFR01-000834057/Details. Acesso em: 24 fev. 2023.
TIC DOMICÍLIOS pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124201233/tic_domicilios_2020_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 16 mar. 2023.
TIC KIDS online Brasil pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2018/. Acesso em: 16 mar. 2023.
VEEN, Win; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens. In: VEEN, Win. Homo Sapiens: educando na era digital. Tradução de Vinicius Fegueira. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 141. Disponível em: http://dinterrondonia2010.pbworks.com/f/Livro_Homo_Zappiens_completo.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiane , Leidiana, Danielle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.