Instrumentos de avaliação: marcas de suas concepções no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p205

Palavras-chave:

Avaliação; Instrumentos de Avaliação; Produção do Espaço.

Resumo

O artigo reflete acerca de instrumentos de avaliação utilizados na escola e sua mediação junto à produção do espaço escolar. Busca ainda conhecer, nas relações sociais, os resquícios de concepções presentes na avaliação, quando tomada enquanto mensuração. O estudo foi desenvolvido desde os caminhos metodológicos dos estudos em cotidianos. Dentre os deslocamentos ocorridos na pesquisa, são apresentados um instrumento formal e um instrumento informal de avaliação. Os resultados apontam que, embora os instrumentos de avaliação não atuem soberanamente na produção de um espaço fragmentado e excludente, não há como desconsiderar sua atuação neste propósito. Ao pensar em uma escola que se constrói em bases democráticas e libertadoras, é preciso discutir acerca dos critérios com os quais as práticas, metodologias e instrumentos são estabelecidos, de forma a reconhecer, em sua gênese, as orientações que se deseja imprimir à produção do espaço escolar.

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Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras pela FAFILE/Carangola, Mestre em Educação pela UFF e doutora em Educação pela USP. Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos.

Rogério Tadeu Sá Viana, Rede Pública Municipal de Tombos/MG

Mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense. Professor da educação básica na rede pública municipal de Tombos/MG.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

LACERDA, Mitsi Pinheiro de; VIANA, Rogério Tadeu Sá. Instrumentos de avaliação: marcas de suas concepções no espaço escolar. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 205–223, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p205. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47671. Acesso em: 21 nov. 2024.