Instrumentos de avaliação: marcas de suas concepções no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p205Palavras-chave:
Avaliação; Instrumentos de Avaliação; Produção do Espaço.Resumo
O artigo reflete acerca de instrumentos de avaliação utilizados na escola e sua mediação junto à produção do espaço escolar. Busca ainda conhecer, nas relações sociais, os resquícios de concepções presentes na avaliação, quando tomada enquanto mensuração. O estudo foi desenvolvido desde os caminhos metodológicos dos estudos em cotidianos. Dentre os deslocamentos ocorridos na pesquisa, são apresentados um instrumento formal e um instrumento informal de avaliação. Os resultados apontam que, embora os instrumentos de avaliação não atuem soberanamente na produção de um espaço fragmentado e excludente, não há como desconsiderar sua atuação neste propósito. Ao pensar em uma escola que se constrói em bases democráticas e libertadoras, é preciso discutir acerca dos critérios com os quais as práticas, metodologias e instrumentos são estabelecidos, de forma a reconhecer, em sua gênese, as orientações que se deseja imprimir à produção do espaço escolar.
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