A heteronormatividade desafiada no espaço escolar pelo jogo do corpo trans

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p246

Palavras-chave:

Heteronormatividade, LGBT, Corpo e Escola

Resumo

Trata-se do resultado de uma pesquisa que propôs problematizar a forma que alunos e alunas LGBT, matriculados no Ensino Médio em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, no município de Campo Grande, agem diante dos dispositivos de sujeição a que são submetidos, pelas condições culturais, nas suas sexualidades. O objetivo do estudo foi compreender de que modo os sujeitos envolvidos (jovens adolescentes) lidam com os preconceitos e exercitam práticas de si que impactam o discurso de que a escola é heteronormativa. O lastro teórico parte de alguns postulados Foucaultianos, sustentado por uma base empírica e analítica, cujos procedimentos privilegiam aspectos etnográficos, como o cotidiano escolar e a educação, concebidos pelos processos das práticas sociais. A problemática posta é de que a escola seja exclusivamente heteronormativa, nas diferentes facetas da instituição, é abalada frente às diversas dinâmicas, práticas e discursos que ocorrem no intenso jogo do corpo que marca os corredores desta instituição. Este trabalho chacoalha a visão restrita e naturalizada de um conceito sobre a escola de que os corpos são exclusivamente resultados de uma heteronormatividade, mas assinala que o corpo trans também tensiona o poder e os preconceitos.

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Biografia do Autor

Carlos Igor de Oliveira Jitsumori , Faculdade INSTED

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Professor Adjunto da Faculdade Insted.

Yuri Miguel Macedo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor Honoris Causa - OCB (2022). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Antônio Carlos do Nascimento Osório , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005).

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

JITSUMORI , C. I. de O.; MACEDO, Y. M.; OSÓRIO , A. C. do N. A heteronormatividade desafiada no espaço escolar pelo jogo do corpo trans. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 246–267, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p246. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47120. Acesso em: 28 abr. 2024.