A educação democrática nas perspectivas de Freire e Teixeira no enfrentamento do autoritarismo conservador do capital

Autores

  • Rafaella Jovanovich de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Darcisio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p195

Palavras-chave:

Educação democrática, Autonomia, Neoliberalismo

Resumo

Este trabalho busca bases conceituais para a realização de uma educação democrática que supere os movimentos neoliberais e neoconservadores no contexto atual. O problema da pesquisa é: Como a educação democrática pode ser fator de transformação social numa perspectiva de humanização e emancipação da hegemonia neoliberal? O objetivo proposto é investigar a contribuição de uma educação democrática na construção de uma sociedade emancipada das hegemonias do capital neoliberal. O estudo se caracteriza como revisão de literatura focada na exploração das concepções de educação democrática em Paulo Freire e Anísio Teixeira. A questão estudada é candente considerando que a falta de uma educação que promova a consciência de classe e o pensamento crítico da realidade atual possibilita a ascensão das forças hegemônicas e o aumento das desigualdades, o que impede aos oprimidos de se tornarem sujeitos de sua história. Como resultado, o estudo resgata as contribuições de Freire e Teixeira acerca de uma educação que proporcione a experiência de diálogo e pensamento crítico com intencionalidade democrática e libertadora. Assim, é possível desde a escola formar o sujeito autônomo e compromissado com seu papel ativo na construção de uma sociedade emancipada da dominação do sistema capitalista.

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Biografia do Autor

Rafaella Jovanovich de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Londrina.

Darcisio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação pela FEUSP e Pós-doutorado em Filosofia pela UFABC. Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina / PR, Departamento de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

SOUZA, R. J. de; MURARO, D. N. A educação democrática nas perspectivas de Freire e Teixeira no enfrentamento do autoritarismo conservador do capital. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 195–212, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/46968. Acesso em: 27 abr. 2024.