O problema da abstração na Atividade de Estudo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p58Palavras-chave:
Abstração, Atividade de estudo, pensamento teóricoResumo
Este artigo trata de um processo específico da atividade de estudo, a abstração. O objetivo é analisar a necessidade e a importância desse processo para o pensamento teórico e para o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Se fundamenta na teoria Histórico Cultural de base materialista histórica e dialética marxiana, portanto, tem como base a produção de pesquisadores como L. S. Vigotski, V. V. Davidov, D. B. Elkonin, entre outros. O método é caracterizado pela pesquisa bibliográfica e análise teórica conceitual. Os resultados demonstram que a função psicológica de abstração passa por diversos processos de transformação em função das finalidades das ações onde existe. Por isso, precisa ser dominada pelos indivíduos como meio essencial para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e na produção do pensamento teórico. Ainda que, como está direcionada, também para a análise nos processos reflexivos tem implicações para o desenvolvimento da personalidade.
Downloads
Referências
DAVYDOV, Vasili Vasilievich. Soviet studies in mathematics education. Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 1990. v. 2, Types of generalization in instruction: Logical and psychological problems in the structuring of school curricula.
ELKONIN, Daniil Borisovich. Problemas psicológicos de formación de la actividad de estudio en los escolares de menor edad. In: KOSTIUK, G.; CHAMATA, A. (org.). Cuestiones de psicología de la enseñanza y la educación. Kíev: [s. n.], 1961. p. 12-13.
ELKONIN, Daniil Borisovich. Psicología del aprendizaje en el escolar de menor edad. Moscú: [s. n.], 1974.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Tradução Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones del Hombre, 1978a.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 1978b.
LURIA, Alexander Romanovich. Diferenças culturais de pensamento. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria Penha Villalobos. 6. ed. São Paulo: Ícone, 1998a. p. 39-58.
LURIA, Alexander Romanovich. Vigotskii. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria Penha Villalobos. 6. ed. São Paulo: Ícone, 1998. p. 21-38.
OLLMAN, Bertell. Dance of the dialectic: steps in marx's method. Champaign: University of Illinois Press, 2003.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2477794/mod_resource/content/1/A%20construcao%20do%20pensamento%20e%20da%20linguagem.pdf. Acesso em: 27 maio 2022.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas I: Problemas teóricos y metodológicos de la psicología. Traducción José Maria Bravo. 2. ed. Madrid: Visor, 1997.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Traducción Lidia Kuper. Madrid: Visor, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














