O problema da abstração na Atividade de Estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p58

Palavras-chave:

Abstração, Atividade de estudo, pensamento teórico

Resumo

Este artigo trata de um processo específico da atividade de estudo, a abstração. O objetivo é analisar a necessidade e a importância desse processo para o pensamento teórico e para o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Se fundamenta na teoria Histórico Cultural de base materialista histórica e dialética marxiana, portanto, tem como base a produção de pesquisadores como L. S. Vigotski, V. V. Davidov, D. B. Elkonin, entre outros. O método é caracterizado pela pesquisa bibliográfica e análise teórica conceitual. Os resultados demonstram que a função psicológica de abstração passa por diversos processos de transformação em função das finalidades das ações onde existe. Por isso, precisa ser dominada pelos indivíduos como meio essencial para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e na produção do pensamento teórico. Ainda que, como está direcionada, também para a análise nos processos reflexivos tem implicações para o desenvolvimento da personalidade.

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Biografia do Autor

Armando Marino Filho, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Pós Doutorado com estágio em University of Delaware USA e em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Marília SP. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

MARINO FILHO, Armando. O problema da abstração na Atividade de Estudo. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 58–77, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n1p58. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/45170. Acesso em: 4 dez. 2024.

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