O lugar das tecnologias digitais no trabalho docente em tempos de ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p179

Palavras-chave:

Trabalho docente, Tecnologias digitais, Ensino remoto

Resumo

Diante do cenário determinado pela COVID-19, professores viram-se impelidos ao uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste estudo consistiu em identificar e analisar as relações estabelecidas com as TDIC por professores da Educação Infantil ao Ensino Superior, em contexto pedagógico determinado pelas condições sanitárias da COVID-19. A pesquisa assumiu abordagem quali-quantitativa. Como participantes do estudo, temos oitenta e quatro professores de cinco regiões do país. Os dados apontam que o momento pandêmico aligeirou e impôs o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, sem que o professor tivesse formação inicial ou contínua para a inserção desses recursos em suas práticas. Apesar disso, observamos que tal situação levou a uma reflexão sobre se considerar os determinantes atuais, especialmente as tecnologias digitais, nas práticas docentes a partir de uma perspectiva crítica e vinculada à formação integral do aluno.

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Biografia do Autor

Analigia Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP). Professora colaboradora na - Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Flavia Magrinelli Wegrzyn Martinez, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora  da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti  (FEATI)

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Publicado

05-08-2021

Como Citar

SILVA, Analigia; WEGRZYN MARTINEZ, Flavia Magrinelli. O lugar das tecnologias digitais no trabalho docente em tempos de ensino remoto. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 1, p. 179–200, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n1p179. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/44032. Acesso em: 17 dez. 2024.

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