Tempo e espaço para a brincadeira de papéis sociais na educação infantil: documentos oficiais e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p141

Palavras-chave:

Educação Infantil, Documentos Oficiais, Processo de Ensino-Aprendizagem, Teoria Histórico-cultural

Resumo

O presente artigo objetivou verificar as orientações presentes nos documentos oficiais a respeito da brincadeira de papéis sociais e articulá-las com as implicações na prática pedagógica voltada para as crianças de 3 a 5 anos. Apresenta-se inicialmente uma breve análise dos documentos oficiais da Educação Infantil. A questão norteadora do estudo foi: Qual o tempo e espaço destinado à brincadeira de papéis sociais no contexto da Educação Infantil? Como metodologia utilizou-se a coleta de dados por meio de questionários, além da pesquisa documental, tendo como material os documentos orientadores para a Educação Infantil. Os resultados evidenciaram fragilidades quanto às orientações práticas em relação às brincadeiras de papéis sociais presentes nos documentos oficiais, bem como, a necessidade de estudo e aprofundamento teórico por parte dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kethelen Rossini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina.

Luana Haruka Kawagoe, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina.

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Évora - Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

ABRANTES. Angelo Antonio. Periodização do desenvolvimento psíquico. Bauru: Faculdade de Ciências UNESP, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 23 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://www.uac.ufscar.br/domumentos-1/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020

CHAVES, Marta; FRANCO, Adriana de Fátima. Primeira infância: educação e cuidados para o desenvolvimento humano. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 109-126.

CHEROGLU, Simone; MAGALHÃES, Gisele Modé. O primeiro ano de vida: vida uterina, transição pós-natal e atividade de comunicação direta com o adulto. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 93-108.

ELKONIN, Daniil Borisovitch. Psicologia do jogo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAZARETTI, Lucinéia Maria. Idade Pré-Escolar (3-6 anos) e a educação infantil: a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, Lucinéia Maria; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 129-147.

LEONTIEV, Alexis N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9. ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 119-142.

MARCOLINO, Suzana; BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de; MELLO, Suely Amaral. A teoria do jogo de Elkonin e a educação infantil. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 97-104, jan./abr. 2014.

MELLO, Suely Amaral. A especificidade do aprender das crianças pequenas e o papel da/o professor/a. In: MAGALHÃES, Cassiana; EIDT, Nadia Mara (org.). Apropriações teóricas e suas implicações na educação infantil. Curitiba: CRV, 2019. p. 93-108.

PARANÁ. [Secretaria de Estado da Educação]. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. [Curitiba: SEED], 2018. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular _parana_cee.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.

PASQUALINI, Juliana Campregher; EIDT, Nadia Mara. Periodização do desenvolvimento infantil e ações educativas. In: PASQUALINI, J. C.; TSUHAKO, Y. N. (org.). Proposta pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. p.101-148. Disponível em: http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/62/Periodiza%C3%A7%C3%A3o %20do%20%20desenvolvimento%20infantil%20e%20a%C3%A7%C3%B5es%20educativas. pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

PASQUALINI, Juliana Campregher; EIDT, Nadia Mara. A educação como produção da humanidade na criança: relação entre natureza e cultura no desenvolvimento humano e a tarefa do processo educativo. In: MAGALHÃES, Cassiana; EIDT, Nadia Mara (org.). Apropriações teóricas e suas implicações na educação infantil. Curitiba: CRV, 2019. p. 59- 80.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVANO, F. O. B.; PASQUALINI, J. C. Brincadeira protagonizada como atividade-guia do desenvolvimento da criança pré-escolar: possibilidades didáticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 7., 2019, Bauru. Anais [...]. Bauru: Unesp, 2019. Disponível em: https://cbe-unesp.com.br/anais/index.php?t=TC2019032908349. Acesso em: 8 ago. 2020.

Downloads

Publicado

05-08-2021

Como Citar

ROSSINI, Kethelen; KAWAGOE, Luana Haruka; MAGALHÃES, Cassiana. Tempo e espaço para a brincadeira de papéis sociais na educação infantil: documentos oficiais e práticas pedagógicas. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 1, p. 141–158, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n1p141. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43759. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.