Tempo e espaço para a brincadeira de papéis sociais na educação infantil: documentos oficiais e práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p141Palavras-chave:
Educação Infantil, Documentos Oficiais, Processo de Ensino-Aprendizagem, Teoria Histórico-culturalResumo
O presente artigo objetivou verificar as orientações presentes nos documentos oficiais a respeito da brincadeira de papéis sociais e articulá-las com as implicações na prática pedagógica voltada para as crianças de 3 a 5 anos. Apresenta-se inicialmente uma breve análise dos documentos oficiais da Educação Infantil. A questão norteadora do estudo foi: Qual o tempo e espaço destinado à brincadeira de papéis sociais no contexto da Educação Infantil? Como metodologia utilizou-se a coleta de dados por meio de questionários, além da pesquisa documental, tendo como material os documentos orientadores para a Educação Infantil. Os resultados evidenciaram fragilidades quanto às orientações práticas em relação às brincadeiras de papéis sociais presentes nos documentos oficiais, bem como, a necessidade de estudo e aprofundamento teórico por parte dos professores.
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